é elementar. O conteúdo aqui é “matriz elementar”, que é obtida a partir da matriz identidade por uma única operação elementar de linha.
Passo 2
Uma matriz elementar de ordem n é gerada a partir da matriz identidade I_n por exatamente uma operação elementar de linha (troca de linhas, multiplicação de uma linha por escalar não nulo ou adição de múltiplo de uma linha a outra). Toda matriz elementar é invertível, ou seja, tem determinante diferente de zero.
Passo 3
Para verificar se A é invertível, basta notar que sua terceira linha é toda zero. Logo, pelo desenvolvimento de Laplace (ou observação direta),
\det(A) = 0.
Como \det(A)=0, A é singular e não possui inversa.
Passo 4
Como toda matriz elementar deve ser invertível e A é singular, concluímos que A não pode ser obtida de I_3 por uma única operação elementar.