Em cada reação identifique o(s) produto(s). Quando for o caso discuta quem será o produto principal e secundário.
d) ciclopenteno
Passo 1
Beleza, vamos lá! A gente tem que identificar os produtos de uma reação química. No caso, estamos vendo o ciclopenteno reagindo com permanganato de potássio (KMnO4) em condições básicas e frias. Então, vamos precisar entender como esse reagente atua e o que acontece durante a reação para descobrir quais produtos serão formados.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que o ciclopenteno é um alceno, ou seja, uma molécula com uma dupla ligação carbono-carbono. Quando alcenos reagem com KMnO4, especialmente em condições básicas e frias, o permanganato de potássio age como um agente oxidante suave.
Passo 3
Nessas condições, o KMnO4 adiciona dois grupos hidroxila (OH) aos carbonos que estão na dupla ligação. Esse processo é chamado de dihidratação ou adição vicinal de diol. “Vicinal” significa que os grupos adicionados estão em carbonos adjacentes.
Passo 4
Aplicando isso ao ciclopenteno, que tem uma estrutura cíclica com uma dupla ligação, a adição dos dois grupos OH vai ocorrer nos dois carbonos que formam essa dupla ligação. Assim, transformamos a dupla ligação em duas ligações simples, cada uma ligada a um grupo hidroxila.
Passo 5
Então, o produto formado é o 1,2-ciclopentandiól, que é um diol vicinal. Como estamos em condições frias e básicas, a reação tende a ser bem controlada, formando principalmente esse diol sem muitos subprodutos.
Resposta
O produto formado na reação do ciclopenteno com KMnO4 em meio básico e a frio é o 1,2-ciclopentandiól, sendo este o produto principal e não há produtos secundários significativos nessa condição.