As características de um diodo ideal são semelhantes às de uma chave bipolar, exceto por uma única diferença. Diga qual é esta diferença?

Passo 1

O enunciado pergunta sobre a semelhança entre um diodo ideal e uma chave bipolar ideal, e qual única propriedade diferencia os dois. O conteúdo aqui é modelagem de elementos ideais em eletrônica (características I–V).

Passo 2

Uma chave bipolar ideal tem dois estados:
  • Fechada (ON): mantém a tensão entre seus terminais igual a zero, ou seja, \,v=0, e permite a passagem de corrente em ambos os sentidos, sem restrição sobre i.
  • Aberta (OFF): interrompe completamente a corrente, de modo que i=0 para qualquer valor de v.

Passo 3

Um diodo ideal também tem dois estados, mas condicionados ao sinal da tensão nos terminais:
  • Condução direta: quando a tensão v entre ânodo e cátodo é não negativa v\ge0, o diodo se “fecha” e impõe \,v=0, permitindo uma corrente i\ge0.
  • Bloqueio inverso: quando v<0, o diodo se “abre” e impe­de qualquer corrente, ou seja, i=0.

Passo 4

A única diferença é que o diodo impõe unidirecionalidade à corrente: ele só conduz quando i\ge0, enquanto a chave bipolar conduz em qualquer sentido (positivo ou negativo) no estado fechado.

Resposta

A diferença é que o diodo ideal conduz corrente apenas num único sentido (é unidirecional), ao passo que a chave bipolar ideal, quando fechada, conduz em ambos os sentidos.

Exercícios relacionados