Caso o processo fosse realizado sob as mesmas condições, alterando apenas a temperatura para 900^circ C, a porcentagem de carbono no ponto A , seria maior ou menor? Por quê?

Passo 1

Beleza, vamos resumir o que a questão tá pedindo. A gente tem um processo que está acontecendo em certas condições, e a pergunta é: se a gente mudar só a temperatura para 900^circ C mantendo tudo o mais igual, a porcentagem de carbono no ponto A vai aumentar ou diminuir? Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco sobre diagramas de fases do ferro-carbono e como a temperatura afeta a solubilidade do carbono.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o diagrama de fases do ferro-carbono. Esse diagrama mostra as diferentes fases que o ferro pode ter dependendo da temperatura e da quantidade de carbono. As fases principais são a ferrita (α), a austenita (γ) e a cementita (Fe₃C).

Passo 3

A solução sólida de carbono na austenita (γ) aumenta com a temperatura. Isso significa que, à medida que a temperatura sobe, a capacidade da austenita de dissolver mais carbono também aumenta.

Passo 4

Quando a temperatura é aumentada para 900^circ C, mantemos as mesmas condições do processo, então a austenita pode dissolver mais carbono do que antes. Isso faz com que a porcentagem de carbono no ponto A (que presumivelmente está na fase austenítica) seja maior.

Resposta

A porcentagem de carbono no ponto A seria maior, porque a elevada temperatura de 900^circ C permite que a austenita dissolva mais carbono.

Exercícios relacionados