Checkpoint 1.3.2

Quando dois objetos feitos do mesmo material são esfregados um contra o outro, ocorre atrito, mas nenhum dos materiais adquire carga. Por quê?

Passo 1

O enunciado pede para entender por que, ao esfregar duas peças feitas do mesmo material, sentimos atrito mas nenhuma delas fica eletricamente carregada. O conteúdo envolve o efeito triboelétrico e a ideia de transferência de elétrons entre superfícies.

Passo 2

Quando esfregamos dois materiais diferentes, parte dos elétrons da superfície de um tende a saltar para a superfície do outro. Esse fluxo de elétrons gera cargas opostas em cada peça, e é por isso que um objeto fica positivo e o outro, negativo.

Passo 3

No caso de duas peças do mesmo material, ambas têm exatamente a mesma afinidade eletrônica — isto é, a mesma tendência a reter ou atrair elétrons. Como não há diferença de afinidade, não existe “vontade” dos elétrons de passar de uma peça para a outra.

Passo 4

Sem diferença de afinidade eletrônica, durante o atrito não há fluxo líquido de elétrons entre as superfícies. Cada elétron que pudesse pular de um ponto a outro é compensado por outro movimento contrário, resultando em nenhum acúmulo de carga.

Resposta

Nenhum dos objetos adquire carga porque, sendo idênticos, têm a mesma afinidade eletrônica e, portanto, não há fluxo líquido de elétrons de um para o outro.

Exercícios relacionados