O composto C(PPh3)2 possui geometria angular; foi relatado que o ângulo P-C-P nesse composto é 130,1^circ. Justifique a não linearidade no carbono.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado diz que o composto C(PPh3)2 tem ângulo P-C-P=130,1^circ, ou seja, é angular (não linear). O conteúdo aqui é a Teoria da Repulsão dos Pares Eletrônicos da Camada de Valência (VSEPR) e um pouquinho de hibridização. Para resolver vamos:
  1. Contar os elétrons que “moram” no C;
  2. Ver quantos domínios eletrônicos ele tem (pares de ligação + pares isolados);
  3. Aplicar VSEPR para achar a geometria;
  4. Justificar por que não fica em linha (180°).

Passo 2

Primeiro, monta a “conta” de elétrons no carbono:
  • O C traz 4 elétrons de valência.
  • Cada PPh3 doa um par de elétrons para formar uma ligação dadora (P→C), ou seja, mais 2 elétrons de cada P.
    Total de elétrons ao redor do C = 4 (do próprio C) + 2×2 (dos dois PPh₃) = 8 elétrons, que são distribuídos assim:
  • 2 pares (4 elétrons) entraram em ligações C–P,
  • sobraram 4 elétrons do C, formando 2 pares isolados no próprio carbono.

Passo 3

Agora aplicamos VSEPR. O carbono tem ao todo 4 “bolinhas” de elétrons ao seu redor (2 pares de ligação + 2 pares isolados). Segundo VSEPR, 4 domínios eletrônicos se arranjam em forma tetraédrica (ângulo ideal de 109,5^circ). Quando há só 2 ligações e 2 pares isolados (modelo AX 2E 2), a geometria molecular fica “angular” (bent), porque os pares isolados “espremem” as ligações, mudando o ângulo.

Passo 4

Mesmo que o ângulo tetraédrico ideal ( 109,5^circ) seja diferente de 130^circ, o fato de o C ter 2 pares isolados já garante que ele não possa ficar numa reta ( 180^circ). Se fosse AX 2 sem pares isolados, sim, seria linear. Aqui, porém, os pares isolados ocupam mais espaço e forçam o ângulo P–C–P a desviar bastante.

Resposta

O carbono não é linear porque, além das duas ligações C–P, ele carrega dois pares isolados de elétrons. Esses pares isolados exercem repulsão maior do que as ligações, fazendo com que a geometria siga o modelo AX₂E₂ (VSEPR) e resulte num ângulo intermediário ( approx130^circ), não em 180^circ.

Exercícios relacionados