1. O que é a corrente eléctrica?

Passo 1

O enunciado pede que expliquemos o que é a corrente elétrica. Esse é um conceito da parte de eletrodinâmica, que trata do movimento de cargas elétricas. Para resolver, vamos precisar entender tanto a visão microscópica (portadores de carga em movimento) quanto a visão macroscópica (quantidade de carga que atravessa um condutor por unidade de tempo).

Passo 2

Visão microscópica: em metais, a corrente elétrica surge quando os elétrons de valência – portadores de carga negativa – adquirem um movimento ordenado sob a ação de um campo elétrico interno. Em semicondutores ou eletrólitos, outros íons também podem se mover, mas a ideia é a mesma: existe um deslocamento médio de cargas.

Passo 3

Visão macroscópica: definimos a corrente elétrica I como a razão entre a quantidade de carga elétrica \Delta Q que atravessa uma seção de um condutor e o intervalo de tempo \Delta t em que isso ocorre.
I = \frac{\Delta Q}{\Delta t}
Esse I representa o fluxo de carga por segundo.

Passo 4

Unidade e convenção: a unidade de corrente elétrica no Sistema Internacional é o ampère (símbolo A). Por convenção, dizemos que a corrente flui do polo positivo para o polo negativo, mesmo sabendo que em condutores metálicos são os elétrons (cargas negativas) que se deslocam no sentido oposto.

Resposta

A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas em um condutor, medido pela razão entre a carga que passa por uma seção e o tempo gasto, expressa por
I = \frac{\Delta Q}{\Delta t}\quad(\text{unidade: ampère}).è

Exercícios relacionados