Defina o conceito de bacia hidrográfica e explique o que são divisores de água.

Passo 1

O enunciado pede para entendermos dois conceitos de geomorfologia e hidrologia: o que é uma bacia hidrográfica e o que são divisores de água. Vamos recorrer à definição formal e à interpretação prática de cada termo.

Passo 2

Uma bacia hidrográfica é a área de terreno onde toda a água da chuva, do derretimento de neve ou de outras precipitações converge por gravidade para um ponto em comum (por exemplo, um rio principal, lago ou mar). Para caracterizar uma bacia hidrográfica devemos observar:
  • a topografia local, que define a direção de escoamento;
  • a rede de drenagem (rios, riachos, córregos) que transporta a água;
  • o ponto de saída, onde toda essa água se acumula ou continua seu fluxo.

Passo 3

Os divisores de água (ou divisores de drenagem) são as linhas imaginárias, geralmente correspondentes às cristas ou elevações mais altas do terreno, que separam duas bacias hidrográficas adjacentes. Num mapa topográfico, eles aparecem seguindo os pontos de maior altitude, de modo que a água que cair de um lado desse divisor seguirá para uma bacia e, do outro lado, para outra bacia.

Resposta

A bacia hidrográfica é a região de terreno cujas águas escoam para um mesmo curso d’água ou corpo receptor, sendo delimitada naturalmente pela topografia. Os divisores de água são as linhas de cumes ou cristas que separam duas bacias distintas, impedindo que as águas de chuva de cada lado se misturem.

Exercícios relacionados