Responde Aí

Controle de Processos Industriais

Resumo

Chegou a sua hora de ficar fera em Controle de Processos Industriais!

Um processo industrial é bem complexo, conta com diversos equipamentos, tubulações, conexões e, como os produtos são produzidos em grande quantidade, as plantas industriais são enormes.

Para representar todos esses equipamentos e instrumentos de uma planta industrial nós utilizamos os diagramas P&ID (são construídos utilizando representações que seguem algumas regrinhas estabelecidas na norma ISA 5.1). Vou mostrar pra você um diagrama desse, só pra você entender o quão complexo é, não precisa se assustar ou desesperar, combinado?

Exemplo de um diagrama P&ID
Exemplo de um diagrama P&ID

Uma loucura, não é mesmo? hahahaha

Agora você imagina, essa produção industrial toda precisa ser controlada de alguma forma, manualmente é quase impossível, então precisamos de métodos de controle para que todo o processo seja controlado, evitando problemas na produção e mantendo a eficiência.

Pensando nessa questão de controle, podemos dizer que essa representação que eu mostrei aí em cima para você é a nossa malha de controle.

Se liga nesses dois exemplos aqui de controle de processos bem utilizados paa você entender melhor:

EXEMPLO 1: Controle FeedBack

Imagina que queremos controlar o nível de um tanque. O que o controle feedback faz é medir a variável controlada, que no nosso caso é o nível de tanque, e caso esse nível não esteja no valor correto, o sistema de controle vai mandar um sinal para uma válvula, que vai manipular outra variável (chamada de variável manipulada), como por exemplo, a vazão de saída, para que o nível do tanque seja regularizado.

Se o nível de tanque estiver muito alto, a vazão de saída aumentará e, se o nível estiver baixo, a vazão diminuirá.

Mágica? hahaha

EXEMPLO 2: Controle FeedForward

Vamos pegar novamente o exemplo do nível de tanque.

O controle feedback só percebe o problema depois de já ter ocorrido a variação no nível de tanque, o que o controle Feedforward faz é medir distúrbios na planta que podem levar à variação no nível de tanque. Ele mediria a vazão de entrada, por exemplo, porque distúrbios na vazão de entrada modificam o nível do tanque, então, se a vazão aumentasse, o controle Feedforward detectaria e já mandaria um sinal para a válvula que modificaria a vazão de saída, fazendo com que ela aumentasse também, de modo a manter o nível de tanque no valor adequado.

Percebe que o controle feedforward controla o problema do nível do tanque, antes mesmo do nível de tanque se modificar de fato.

Vidente? hahaha

Controle de processo é muito importante pra manter tudo funcionando e produzindo como tem que ser.

Isso que mostrei pra você aqui é só uma introdução rápida pra você entender o contexto geral, é só a pontinha do iceberg, o iceberg de conteúdo completo sobre esse assunto que temos você encontra no nosso Raio-X aqui em seguida 👇🏽

Dá um confere aí, note nossos conteúdos irados, feitos com muito carinho e não se arrependa! 😉

Raio-X