Na determinação das cargas de iluminação, como alternativa à aplicação da ABNT NBR 5413 pode-se afirmar:
I Pode ser adotado o seguinte critério: a) em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6 m 2 , deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA .
II Em cômodo ou dependências com área superior a 6 m 2 , deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m 2 , acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 \mathrm{~m}^{2} inteiros.
III Para os aparelhos fixos de iluminação a descarga, a potência nominal a ser considerada deve incluir a potência das lâmpadas, as perdas e o fator de potência dos equipamentos auxiliares.
IV Em cômodo ou dependências com área superior a 6 m 2 , deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m 2 , acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 \mathrm{~m}^{2} ou fração.
É correto, apenas, o que se afirma em:

Universidade Federal da Bahia - Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação Disciplina: ENG003 - Eletricidade T-03 e T05

A Ie II
B II e IV
C III e IV
D I, II e III
E I, II, IV

Passo 1

O enunciado traz quatro afirmações sobre um critério alternativo ao da ABNT NBR 5413 para dimensionar a carga de iluminação em função da área dos ambientes e dos equipamentos de descarga. O conteúdo é cálculo de carga de iluminação residencial e inclusão de potência de equipamentos auxiliares. Vamos verificar, uma a uma, quais afirmações estão corretas.

Passo 2

Analisando I: “em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6 m^{2}, deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA.”
Pela prática da norma, sempre se adota 100 VA para os primeiros 6 m^{2} de cada divisão. Logo, I é verdadeira.

Passo 3

Analisando II: “em cômodo ou dependências com área superior a 6\,m^{2}, deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6\,m^{2}, acrescida de 60 VA para cada aumento de 4\,m^{2} inteiros.”
A norma alternativa determina 60 VA para cada incremento de 4\,m^{2} ou fração, não somente para “inteiros”. Portanto, II é falsa.

Passo 4

Analisando IV: “em cômodo ou dependências com área superior a 6 m^{2}, deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m^{2}, acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m^{2} ou fração.”
Esta redação coincide exatamente com o critério usual (o “ou fração” garante que qualquer parte adicional conte como mais 60 VA). Logo, IV é verdadeira.

Passo 5

Analisando III: “para os aparelhos fixos de iluminação a descarga, a potência nominal a ser considerada deve incluir a potência das lâmpadas, as perdas e o fator de potência dos equipamentos auxiliares.”
Na prática de cálculo de carga em VA, considera-se a soma da potência das lâmpadas com as perdas dos reatores/auxiliares, e depois aplica-se o fator de potência para obter a potência aparente. O enunciado diz que o fator de potência faz parte da “potência nominal”, o que é conceitualmente incorreto (o FP é um coeficiente, não se adiciona à potência). Portanto, III é falsa.

Passo 6

Concluindo, apenas as afirmações I e IV são corretas.

Resposta

E) I, II, IV

Exercícios relacionados