1. O que deve ser feito quando duas superfícies se intersectam no algoritmo do pintor?

Passo 1

O enunciado pergunta o que precisamos fazer quando duas superfícies (polígonos) se intersectam ao aplicar o algoritmo do pintor, que é uma técnica de renderização back-to-front em computação gráfica. Para resolver, vamos lembrar que o algoritmo do pintor exige uma ordenação total em profundidade para pintar superfícies sem erro de sobreposição.

Passo 2

O algoritmo do pintor funciona assim: ordena todas as superfícies da cena de acordo com sua distância ao observador (profundidade) e as “pinta” em ordem do mais distante para o mais próximo. Se não houver interseções entre superfícies, essa ordenação garante que superfícies mais próximas sempre sobreponham corretamente as mais distantes.

Passo 3

Quando duas superfícies se intersectam, não existe uma única relação de “mais distante/mais próximo” válida em toda a extensão de cada uma: em parte da área uma superfície pode estar na frente e em outra parte atrás. Isso quebra a suposição de ordenação total e causa artefatos visuais.

Passo 4

A solução clássica é subdividir os polígonos no local da interseção. Primeiro, calcula-se a linha (ou segmento) onde as superfícies se cruzam. Em seguida, cada polígono envolvido é cortado ao longo dessa linha, gerando sub-polígonos que não mais se intersectam entre si.

Passo 5

Depois de gerar esses fragmentos sem interseção, basta reordená-los normalmente por profundidade e pintar back-to-front. Como agora não há mais sobreposição complexa, o algoritmo do pintor funciona corretamente. Uma implementação mais geral usa árvores BSP (Binary Space Partitioning) para fazer automaticamente esse particionamento recursivo dos polígonos ao longo de planos de divisão.

Resposta

Quando duas superfícies se intersectam no algoritmo do pintor, deve-se subdividi-las ao longo da linha de interseção, gerando sub-polígonos sem interseção e depois ordenar esses fragmentos por profundidade (ou usar uma BSP tree que realize esse particionamento automaticamente).

Exercícios relacionados