O que é uma distribuição de frequência?
Passo 1
Estamos vendo Estatística Descritiva, mais precisamente como organizar e resumir dados brutos para facilitar a interpretação. O enunciado pergunta: “O que é uma distribuição de frequência?”. Para responder, precisamos entender como transformamos uma sequência de observações num conjunto de classes ou categorias e associamos a cada uma delas o número de ocorrências.
Passo 2
A ideia central de distribuição de frequência é agrupar os dados em “caixas” (categorias ou intervalos) e contar quantas observações caem em cada caixa. Para isso, definimos:
Classes (ou categorias): subdivisões do domínio dos dados (por exemplo, intervalos de valores ou categorias qualitativas).
Frequência absoluta
: número de observações na
-ésima classe.
Frequência relativa
: proporção ou porcentagem das observações na
-ésima classe, calculada por
onde
é o total de observações.
Passo 3
Além das frequências absolutas e relativas, podemos definir acumuladas para acompanhar a soma progressiva de ocorrências:
Frequência absoluta acumulada
.
Frequência relativa acumulada
.
Esses conceitos ajudam a ver, por exemplo, quantos valores estão abaixo de certo limite ou qual a proporção acumulada.
Esses conceitos ajudam a ver, por exemplo, quantos valores estão abaixo de certo limite ou qual a proporção acumulada.
Passo 4
Para apresentar uma distribuição de frequência, normalmente montamos uma tabela com colunas para: classe, frequência absoluta, frequência relativa, frequência acumulada (absoluta ou relativa). Também podemos usar gráficos como histograma (barras de altura proporcional a
), polígono de frequência (linhas ligando pontos
) ou ogiva (curva da frequência acumulada).
Resposta
Uma distribuição de frequência é uma forma de organizar dados brutos em classes ou categorias, registrando em cada uma delas a quantidade de observações (frequência absoluta) e, opcionalmente, sua proporção no total (frequência relativa) e os totais acumulados. Isso facilita a visualização, resumo e análise estatística dos dados.