Dois carros movem-se com velocidades constantes em uma pista longa e retilínea, indo no mesmo sentido. O automóvel que está atrás desenvolve uma velocidade constante de 15 m/s e o outro, de 11 m/s. Em determinado instante, a distância que os separa é igual a 860 m. A partir desse momento, que distância o carro de trás precisará perfazer para alcançar o outro?
Passo 1
Beleza, vamos lá! Temos um problema de movimento relativo aqui. Dois carros estão andando na mesma pista reta e na mesma direção. O carro de trás está mais rápido, viajando a 15 m/s, e o da frente está a 11 m/s. No instante que começamos a medir, eles estão separados por 860 metros. A gente quer descobrir quantos metros o carro de trás precisa percorrer para alcançar o da frente.
Passo 2
Primeiro, vamos entender a diferença entre as velocidades dos dois carros. O carro de trás está indo a 15 m/s e o da frente a 11 m/s. A diferença de velocidade, que chamamos de velocidade relativa, é o que vai fazer o carro de trás alcançar o da frente.
Passo 3
Agora, sabemos que a distância inicial entre os carros é de 860 metros. Como o carro de trás está se aproximando do da frente a uma velocidade de 4 m/s, podemos usar a fórmula do tempo para descobrir quanto tempo vai levar para alcançar:
Passo 4
Com o tempo que leva para o carro de trás alcançar o da frente, podemos calcular a distância total que ele percorre nesse período. Basta multiplicar a velocidade do carro de trás pelo tempo:
Resposta
O carro de trás precisa percorrer 3.225 metros para alcançar o carro da frente.