7.12 O que são os polos de comutação ou interpolos? Como eles são usados?
Passo 1
O enunciado pergunta sobre os polos de comutação (ou interpolos) em máquinas de corrente contínua e seu modo de uso. Para responder precisamos entender brevemente a reação de armadura e o processo de comutação em uma máquina CC.
Passo 2
Na comutação de uma máquina CC ocorre a inversão de corrente em cada barra da armadura quando ela passa sob as escovas. Devido à indutância das bobinas, essa inversão tende a gerar uma fem de reação que provoca faíscas e desgaste nas escovas se não for corrigida.
Passo 3
A reação de armadura distorce e desloca o eixo neutro magnético da máquina, fazendo com que a melhor posição de escovas dependa da carga. Isso significa que, em cargas variáveis, as escovas teriam de ser constantemente reposicionadas para evitar faíscas.
Passo 4
Os polos de comutação (ou interpolos) são pequenos polos auxiliares instalados entre cada par de polos principais. Eles têm poucas espiras e estão ligados em série com o circuito de armadura, de modo que sua corrente é igual à corrente de armadura.
Passo 5
O fluxo gerado pelos interpolos produz uma tensão de comutação exatamente oposta à fem de reação da bobina em inversão de corrente. Assim, neutraliza localmente a reação de armadura sob as escovas e fornece a força contra‐eletromotriz necessária para que a corrente se inverta sem faíscas.
Passo 6
Na prática, basta encaixar os interpolos entre os polos principais e ligá-los em série com a armadura. Não é preciso ajustar a posição das escovas quando a carga varia, pois os interpolos acompanham automaticamente a corrente de armadura e mantêm a zona de comutação livre de distorções.
Resposta
Os polos de comutação, ou interpolos, são pequenos polos auxiliares colocados entre os polos principais de uma máquina CC e ligados em série com a armadura. Eles geram um fluxo corretor que neutraliza a reação de armadura na região das escovas e fornece a tensão de comutação oposta à fem indutiva, eliminando faíscas e dispensando o reposicionamento das escovas em variações de carga.