(ENEM 2002) Quando definem moléculas, os livros geralmente apresentam conceitos como: “a menor parte da substância capaz de guardar suas propriedades”. A partir de definições desse tipo, a ideia transmitida ao estudante é a de que o constituinte isolado (moléculas) contém os atributos do todo.
É como dizer que uma molécula de água possui densidade, pressão de vapor, tensão superficial, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc. Tais propriedades pertencem ao conjunto, isto é, manifestam-se nas relações que as moléculas mantêm entre si.
O texto evidencia a chamada visão substancialista que ainda se encontra presente no ensino da Química. A seguir estão relacionadas algumas afirmativas pertinentes ao assunto.
I. O ouro é dourado, pois seus átomos são dourados.
II. Uma substância “macia” não pode ser feita de moléculas “rígidas”.
III. Uma substância pura possui pontos de ebulição e fusão constantes, em virtude das interações entre suas moléculas.
IV. A expansão dos objetos com a temperatura ocorre porque os átomos se expandem.
Dessas afirmativas, estão apoiadas na visão substancialista criticada pelo autor apenas
a) I e II.
b) III e IV.
c) I, II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.

Passo 1

O enunciado discute a visão substancialista, isto é, a ideia de que propriedades coletivas (cor, ponto de fusão, expansão etc.) pertencem aos átomos ou moléculas isolados em vez de emergirem das relações entre eles. Vamos verificar em cada afirmativa se ela atribui diretamente ao constituinte isolado uma propriedade macroscópica.

Passo 2

Analisando a afirmativa I: “O ouro é dourado, pois seus átomos são dourados.”
Ela atribui ao átomo isolado a cor dourada, que é uma propriedade de um conjunto de átomos interagindo. Isso é substancialista.

Passo 3

Analisando a afirmativa II: “Uma substância ‘macia’ não pode ser feita de moléculas ‘rígidas’.”
Está afirmando que a maciez (propriedade macroscópica) dependeria da rigidez de cada molécula isolada. Novamente, atribui a característica ao constituinte, logo é substancialista.

Passo 4

Analisando a afirmativa III: “Uma substância pura possui pontos de ebulição e fusão constantes, em virtude das interações entre suas moléculas.”
Aqui reconhece que as interações entre moléculas é que explicam o ponto de fusão/ebulição. Não coloca a propriedade no indivíduo isolado, mas sim na relação. Não é substancialista.

Passo 5

Analisando a afirmativa IV: “A expansão dos objetos com a temperatura ocorre porque os átomos se expandem.”
Atribui ao átomo isolado a capacidade de se expandir, como se ele tivesse tamanho que cresce termicamente, em vez de a expansão emergir do aumento das vibrações e separações médias entre os átomos. É substancialista.

Resposta

d) I, II e IV.

Exercícios relacionados