Escreva a formula de Werner para:
eletrólito 1:1
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! O enunciado pede para escrevêermos a fórmula de Werner para o eletrólito
com proporção 1:1. Para isso, vamos usar conceitos de Química de Coordenação, especificamente a Teoria de Werner, que nos ajuda a entender como os ligantes estão ligados ao metal central.
Passo 2
Primeiro, precisamos identificar o metal central e os ligantes na molécula. Aqui, o metal central é o Platina (Pt). Os ligantes presentes são os cloretos (Cl⁻) e a amônia (NH₃).
Passo 3
Agora, vamos determinar o número de coordenação do Pt. O número de coordenação é o número total de ligantes ligados ao metal central. No caso, temos 4 ligandos Cl⁻ e 1 ligando NH₃, totalizando 5 ligandos. Portanto, o número de coordenação é 5.
Passo 4
Com base no número de coordenação, precisamos entender a geometria da molécula. Para um número de coordenação 5, a geometria mais comum é a bipiramidal trigonal ou a pirâmide triangular. Vamos assumir que a geometria é bipiramidal trigonal para este exercício.
Passo 5
Agora, vamos aplicar a notação de Werner para representar a estrutura. A fórmula de Werner é escrita da seguinte forma:
Neste caso, o Pt está ligado a 4 Cl⁻ e a 1 NH₃. Além disso, há um KCl como contracarga.
Passo 6
Organizando isso na fórmula de Werner, colocamos os ligantes ao redor do metal dentro dos parênteses e as contracargas fora. Assim, temos:
Resposta
A fórmula de Werner para o eletrólito é: