A eutrofização é um processo de enriquecimento de nutrientes Estas plantas podem crescer em excesso, bloqueando a luz solar e sufocando outras espécies. A eutrofização ocorre quando há alta disponibilidade de nutrientes, principalmente em ambientes aquáticos Particularmente dois dos elementos químicos que participam do ciclo biogeoquímicos estão diretamente associados a eutrofização sendo eles:
a) HIDROGENIO e CARBONO
b) NITROGENIO e OXIGENIO
c) FOSFORO e URANIO
d) NITROGENIO e FOSFORO
e) FOSFORO e CARBONO

Passo 1

Beleza, aqui o enunciado diz que eutrofização é o acúmulo exagerado de nutrientes em ambientes aquáticos, causando crescimento excessivo de plantas (tipo algas) que sufocam outras espécies. A pergunta é: quais dois elementos químicos estão diretamente ligados a esse processo?
Conteúdo: Ciclo biogeoquímico (nutrição de plantas).
O que vamos precisar: saber quais nutrientes limitam o crescimento de algas em água doce (ou seja, quais são os “combustíveis” principais que, em excesso, provocam eutrofização).

Passo 2

Teoria na prática: plantas e algas precisam de nutrientes como nitrogênio (N) e fósforo § para crescer. Em corpos d’água, eles funcionam como fertilizantes. Quando chegam em grande quantidade (por escoamento de fertilizantes agrícolas, esgoto, etc.), a população de algas dispara. Esse boom algal impede a passagem de luz, consome oxigênio na decomposição e mata peixes, gerando a eutrofização.

Passo 3

Agora vamos analisar cada alternativa:
a) HIDROGÊNIO e CARBONO – são fundamentais, mas não são limitantes em águas (H₂O e CO₂ estão sempre lá).
b) NITROGÊNIO e OXIGÊNIO – o oxigênio não é nutriente para crescimento, ele é usado na respiração.
c) FÓSFORO e URÂNIO – urânio não tem nada a ver com nutrição de algas.
d) NITROGÊNIO e FÓSFORO – bingo! Esses sim são os elementos que fertilizam as algas e levam à eutrofização.
e) FÓSFORO e CARBONO – carbono também está abundante na forma de CO₂, então não é limitante.

Resposta

d) NITROGÊNIO e FÓSFORO

Exercícios relacionados