1. Explique qual é a diferença entre um polímero termoplástico e um polímero termorrígido e cite dois exemplos de cada.

Passo 1

O enunciado pede para distinguir dois grandes grupos de materiais poliméricos segundo seu comportamento térmico: polímeros termoplásticos e polímeros termorrígidos. Também solicita citar dois exemplos de cada categoria.

Passo 2

Polímeros termoplásticos são cadeias moleculares normalmente lineares ou ramificadas, sem ligações covalentes em rede entre elas. Quando aquecidos acima de certa temperatura, as forças de van der Waals ou ligações de hidrogênio que mantêm as cadeias coesas se enfraquecem, permitindo que o material funda e seja moldado novamente. Ao esfriar, retoma sua rigidez. Essa reversibilidade torna esses polímeros recicláveis. Dois exemplos típicos são o polietileno (PE) e o polipropileno (PP).

Passo 3

Polímeros termorrígidos são formados por reações de cura que criam uma rede tridimensional de ligações covalentes entre as cadeias. Depois de curados, não há como fundi-los sem degradar quimicamente o material, pois as ligações cruzadas são permanentes. Em geral apresentam alta resistência térmica e mecânica, mas são não-recicláveis por fusão. Dois exemplos clássicos são a baquelite (resina fenol-formaldeído) e as resinas epóxi.

Passo 4

Em resumo, a diferença básica está no tipo de ligação entre as cadeias e na reversibilidade do processo de aquecimento:
\bullet Termoplásticos: redes físicas reversíveis, podem ser remoldados muitas vezes.
\bullet Termorrígidos: redes covalentes irreversíveis, não podem ser remoldados após a cura.

Resposta

A principal diferença é que polímeros termoplásticos têm cadeias não reticuladas e podem ser fundidos e remoldados repetidamente, enquanto polímeros termorrígidos formam uma rede covalente permanente na cura e não podem ser remoldados.
Exemplos de termoplásticos: polietileno e polipropileno.
Exemplos de termorrígidos: baquelite e resina epóxi.

Exercícios relacionados