Faça uma breve descrição dos métodos de Dureza baseados por meio optico.

Passo 1

Beleza, o exercício quer que a gente faça uma breve descrição dos métodos de dureza que usam “meio óptico” pra ler o resultado. Isso faz parte de Ensaios de Materiais, mais precisamente ensaios de dureza. Para resolver, a gente vai precisar conhecer os principais testes de dureza por micro e macroindentação (Brinell, Vickers, Knoop) e como a gente usa um microscópio ou lupas para medir as impressões deixadas pelo penetrador.

Passo 2

Método de Brinell com leitura óptica
  1. A gente aplica uma carga F (em kgf) usando uma esfera de diâmetro D (em mm) sobre a superfície do material.
  2. Depois, em vez de ler o diâmetro da marca “a olho nu”, usa-se um microscópio ou projetor de perfil para medir direitinho o diâmetro HB = 2Fpi D l(D - raizD^2 - d^2r) da impressão.
  3. A dureza Brinell é dada por
  1. A vantagem do método óptico é que a gente consegue medir d com precisão maior, reduzindo erro humano e melhorando a repetibilidade.

Passo 3

Métodos de microdureza: Vickers e Knoop
  1. No teste de Vickers, o penetrador é uma pirâmide de diamante de base quadrada e ângulo de 136°. Após aplicar carga F (em gf), formam-se duas diagonais de comprimento HV = 1,8544 ,Fd^2 e HK = 14,229,Fl^2 . Em geral, usa-se a média .
  2. A dureza Vickers é
  1. No teste de Knoop, a pirâmide é mais alongada; a gente só mede o maior comprimento do losango. A fórmula é
  1. A leitura de ou é feita com microscópio óptico, pois as marcas são microscópicas. Isso permite testar materiais muito finos ou com camada superficial sem agredir demais.

Passo 4

Método de risco (Mohs) – inspeção óptica simples
  1. É o teste mais rudimentar: arranha-se o material com minerais de dureza conhecida.
  2. A gente observa, muitas vezes com lupa, qual mineral conseguiu riscar o outro.
  3. É qualitativo, mas segue sendo um “método óptico” porque a identificação do risco é feita por observação visual ou com lente.

Resposta

Os principais métodos de dureza que utilizam meio óptico são:
  • Brinell óptico, onde se mede o diâmetro da impressão esférica com microscópio;
  • Microdureza Vickers e Knoop, em que se mede com lente as diagonais da pirâmide de diamante;
  • Método de risco (Mohs), que usa inspeção visual ou com lupa para ver qual mineral risca o outro. Esses processos garantem leitura mais precisa das impressões e permitem avaliar durezas em nível macro e micro.

Exercícios relacionados