Faça a distribuição eletrônica do átomo de Prata.
Passo 1
Beleza, o enunciado pediu pra gente fazer a distribuição eletrônica do átomo de Prata (Ag). Isso é Química, mais especificamente manutenção de orbital e preenchimento de elétrons seguindo algumas regrinhas (Princípio de Aufbau, Princípio da Exclusão de Pauli e Regra de Hund). Vamos usar a tabela periódica e essas regras pra descobrir onde cada um dos 47 elétrons do Ag vai morar.
Passo 2
Primeiro, descobrimos que a prata tem número atômico 47, ou seja, 47 elétrons pra distribuir nos orbitais. Lembra que os níveis e subníveis vêm nessa ordem “oficial” do Aufbau:
1s → 2s → 2p → 3s → 3p → 4s → 3d → 4p → 5s → 4d → 5p …
1s → 2s → 2p → 3s → 3p → 4s → 3d → 4p → 5s → 4d → 5p …
Passo 3
Pra facilitar, a gente geralmente agrupa todo o preenchimento até um gás nobre anterior. No caso, o gás nobre antes do Ag é o Kr (kriptônio), número 36. Então a gente coloca isso como “núcleo eletrônico” simplificado:
A partir daí, restam
elétrons pra distribuir.
Passo 4
Agora sobram 11 elétrons e a próxima ordem de preenchimento é:
5s → 4d → 5p …
5s → 4d → 5p …
- Preenchemos o 5s com até 2 elétrons. Então colocamos
. Restam elétrons. - Depois representaria 4d que comporta até 10 elétrons. Mas, por um efeito de estabilidade extra do subnível d completo, a prata “empresta” um elétron do 5s pra completar o 4d. Então, em vez de 5s² 4d⁹, fica 5s¹ 4d¹⁰.
Isso vale por causa do Princípio de Estabilidade: subnível d cheio (d¹⁰) é mais estável que ter 5s completo e d incompleto.
Resposta
Distribuição eletrônica da prata (Ag, Z=47):