Qual e a funcionalidade de uma mistura de:
de etileno glicol; 0,05 mol de etanol e 0,25% de glicerina? Ao reagir com um dicarboxilico, será obtido um polímero linear ou uma matriz 3D ? Explique.
Passo 1
Primeiro, vamos entender o que está sendo perguntado. Temos uma mistura de 0,7 mol de etileno glicol, 0,05 mol de etanol e 0,25% de glicerina. A questão está pedindo para saber qual a funcionalidade dessa mistura quando ela reage com um dicarboxílico e se o resultado dessa reação será um polímero linear ou uma matriz 3D. Para resolver isso, vamos precisar conhecer as reações químicas envolvidas na formação de polímeros a partir de diol (como etileno glicol) e ácidos dicarboxílicos.
Passo 2
Vamos começar identificando os componentes da mistura:
- Etileno glicol é um diol, ou seja, possui dois grupos hidroxila (-OH).
- Etanol é um monoalcool, com apenas um grupo hidroxila.
- Glicerina também é um triol, com três grupos hidroxila.
Quando reagimos esses álcoois com um ácido dicarboxílico, ocorre uma reação de esterificação, onde os grupos hidroxila reagem com os grupos carboxila (-COOH) do ácido, formando ligações éster (-COO-).
Passo 3
Agora, vamos pensar na estrutura que será formada:
- Etileno glicol (diol) pode se ligar a duas moléculas de ácido dicarboxílico, formando uma cadeia linear.
- Etanol (monoalcool), por ter apenas um grupo -OH, atuará como um ponto de ramificação, ligando a cadeia principal a outra estrutura.
- Glicerina (triol), com três grupos -OH, pode criar mais pontos de ligações, aumentando as ramificações na estrutura.
Passo 4
Devido à presença de agentes multi-funcionais como o etanol e a glicerina, que têm mais de um grupo reativo, a estrutura formada não será apenas uma longa cadeia linear. Esses componentes permitem a formação de ligações adicionais que cruzam a cadeia principal, criando uma rede tridimensional.
Resposta
Ao reagir a mistura com um ácido dicarboxílico, será obtido uma matriz 3D, devido às múltiplas ligações proporcionadas pelos componentes multi-funcionais na mistura.