Os números de oxidação dos halogênios nos compostos NaCl, NaClO3, KI, I2, NH4IO3 são, respectivamente:
a. ( ) +1, +3, 0, -2, +4
b. ( ) -1, -5, +1, 0, -5
c. ( ) -1, +5, -1, 0, +5
d. ( ) -1, -3, +1, 0, -4
a. ( ) +1, +3, 0, -2, +4
b. ( ) -1, -5, +1, 0, -5
c. ( ) -1, +5, -1, 0, +5
d. ( ) -1, -3, +1, 0, -4
Passo 1
Então, a gente tem uma questão sobre números de oxidação dos halogênios em diferentes compostos: NaCl, NaClO₃, KI, I₂ e NH₄IO₃. Vamos precisar entender como determinar os números de oxidação de cada elemento nesses compostos para escolher a resposta correta.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que o número de oxidação é uma forma de indicar a carga eletrônica que um átomo possui em um composto. Ele nos ajuda a entender como os elétrons estão distribuídos entre os átomos.
Passo 3
Vamos começar com o primeiro composto, NaCl. O sódio (Na) normalmente tem um número de oxidação de +1. Como o composto é neutro, o cloro (Cl) deve ter um número de oxidação que equilibre o +1 do sódio. Portanto, o número de oxidação do Cl em NaCl é -1.
Passo 4
Agora, olhamos para NaClO₃. Novamente, o sódio (Na) tem +1. O oxigênio (O) quase sempre tem um número de oxidação de -2. Há três oxigênios, somando -6. Para que a soma total seja neutra:
Então, o cloro (Cl) em NaClO₃ tem número de oxidação +5.
Passo 5
Vamos ao KI. O potássio (K) sempre tem um número de oxidação de +1. O iodo (I) deve balancear isso, então o número de oxidação do I em KI é -1.
Passo 6
Em I₂, como é uma molécula formada por dois átomos de iodo, e não há diferencial de eletronegatividade, cada iodo tem número de oxidação 0.
Passo 7
Por fim, temos NH₄IO₃. Esse é um composto com o íon amônio (NH₄⁺) e o íon iodato (IO₃⁻). No NH₄⁺, o nitrogênio (N) tem número de oxidação -3 e cada hidrogênio (H) tem +1.
No íon iodato (IO₃⁻), os oxigênios têm -2 cada, totalizando -6. Como a carga total do íon é -1:
Então, o iodo (I) em IO₃⁻ tem número de oxidação +5.
Resposta
A opção correta é a c. -1, +5, -1, 0, +5.