1. Por que orbitais moleculares não ligantes não são considerados no cálculo da ordem de ligação ?

Passo 1

O enunciado pergunta por que os orbitais moleculares não ligantes não entram no cálculo da ordem de ligação. O conteúdo é Teoria do Orbital Molecular, e vamos usar a definição de ordem de ligação
\text{ordem de ligação} = \frac{n_{\text{lig}} - n_{\text{antilig}}}{2}çã
onde n_{\text{lig}} é o número de elétrons em orbitais ligantes e n_{\text{antilig}} é o número de elétrons em orbitais antiligantes.

Passo 2

Orbitais não ligantes são aqueles que apresentam igual quantidade de interação construtiva e destrutiva entre os átomos, de modo que sua energia fica aproximadamente igual à dos orbitais atômicos de origem. Em termos de contribuição ao vínculo:
  • Orbitais ligantes diminuem a energia do sistema e favorecem a ligação.
  • Orbitais antiligantes aumentam a energia do sistema e enfraquecem a ligação.
  • Orbitais não ligantes não promovem nem enfraquecem a ligação, pois seu efeito ligante e antiligante se cancelam.
Logo, ao subtrair o número de elétrons ligantes e antiligantes na fórmula da ordem de ligação, os elétrons em orbitais não ligantes não alteram o resultado porque eles não mudam a estabilidade do vínculo.

Resposta

Orbitais não ligantes não entram no cálculo da ordem de ligação porque eles não contribuem nem positivamente (ligante) nem negativamente (antiligante) para a estabilidade do enlace, ou seja, têm contribuição líquida zero para a ordem de ligação.

Exercícios relacionados