Preparo da amostra de chá:
Pese aproximadamente
do chá em um erlenmeyer de 125 mL ;
Adicione 100 mL de água destilada fervente (aproximadamente
);
Após 10 minutos de infusão, filtre a amostra usando um funil de vidro e papel de filtro;
Passo 1
Beleza, vamos dar uma olhada no que você trouxe aí! O exercício fala sobre o preparo de uma amostra de chá. A gente vai trabalhar com conceitos de concentração de soluções, que é basicamente uma medida de quão “forte” ou “diluída” está a nossa solução de chá. Para resolver isso, vamos precisar saber a massa do chá que usamos, o volume de água que adicionamos e entender como calcular a concentração.
Passo 2
Primeiro, vamos identificar os dados que temos:
- Massa do chá: aproximadamente
- Volume de água:
- Volume total do erlenmeyer:
(mas como adicionamos 100 mL de água, o volume final da solução será de aproximadamente 100 mL, já que o chá sólido não contribui muito para o volume total)
Passo 3
Agora, vamos falar sobre concentração. Existem várias maneiras de expressar a concentração, mas uma das mais comuns é a concentração em g/L, que nos diz quantos gramas de soluto (no caso, o chá) estão dissolvidos em um litro de solução.
A fórmula para calcular a concentração (
) em g/L é:
Passo 4
Vamos aplicar essa fórmula com os dados que temos. Primeiro, precisamos garantir que as unidades estejam corretas. Temos a massa em gramas e o volume em mililitros. Vamos converter o volume para litros:
Agora, aplicando na fórmula:
Passo 5
Então, a concentração da nossa solução de chá é de 5 g/L. Isso significa que em cada litro dessa solução, temos 5 gramas de chá dissolvido.
Resposta
A concentração da solução de chá preparada é de 5 g/L.