Os dados encontrados no arquivo esforco são provenientes de um estudo sobre teste de esforço cardiopulmonar em pacientes com insuficiência cardíaca. As variáveis medidas durante a realização do teste foram observadas em quatro momentos distintos: repouso (REP), limiar anaeróbio (LAN), ponto de compensação respiratório (PCR) e pico (PICO). As demais variáveis são referentes às características demográficas e clínicas dos pacientes e foram registradas uma única vez.
Descreva a distribuição da classe funcional NYHA por meio de uma tabela de frequências. Utilize um método gráfico para representar essa tabela.

Passo 1

O enunciado pede para descrever a distribuição da variável “classe funcional NYHA” (que assume categorias I, II, III, IV) extraída do conjunto de dados “esforco”. Para isso precisamos contar quantos pacientes se enquadram em cada categoria de NYHA e então organizar esses totais numa tabela de frequências. Em seguida, devemos escolher um método gráfico (por exemplo, gráfico de barras ou de setores) para representar visualmente essas frequências.

Passo 2

Contagem das observações em cada categoria: é necessário acessar o arquivo “esforco” e extrair a coluna correspondente à classe NYHA. Sem esse acesso, não é possível determinar os valores absolutos de frequência de cada categoria.

Passo 3

Cálculo das frequências relativas: após obter as contagens absolutas n_i para cada categoria i\in\{\mathrm{I,II,III,IV}\}, calcula-se
f_i = \frac{n_i}{N},
onde N é o total de pacientes.

Passo 4

Construção da tabela de frequências: a tabela deve listar, para cada categoria de NYHA, a frequência absoluta n_i, a frequência relativa f_i (e opcionalmente acumulada). Exemplo de estrutura esperada:
Categoria Frequência absoluta n_i Frequência relativa f_i
I não disponível não disponível
II não disponível não disponível
III não disponível não disponível
IV não disponível não disponível
Total N 1

Passo 5

Representação gráfica: com os valores da tabela preenchidos, pode-se desenhar
– um gráfico de barras, em que cada barra tem altura proporcional à frequência absoluta ou relativa de cada classe NYHA, ou
– um gráfico de setores (pizza), em que cada fatia corresponde à proporção f_i de pacientes em cada classe.

Resposta

Não há como elaborar a tabela de frequências nem o gráfico sem acesso ao arquivo de dados “esforco”, pois são necessários os valores de contagem em cada categoria de NYHA.

Exercícios de Livros Relacionados