QUESTAO 56

Considere as seguintes afirmações:
(I) As leis da física são as mesmas em qualquer sistema de referência inercial.
(II) A velocidade da luz no vácuo deve ser sempre a mesma em qualquer sistema de referência inercial.
(III) Um evento simultâneo para um observador inercial em um referencial S não é necessariamente simultâneo para qualquer outro observador inercial S^{\prime}.
a) Apenas a afirmativa I é a correta.
b) Apenas a afirmativa III está incorreta.
c) Apenas as afirmativas I e III são corretas.
d) Todas as afirmativas, I, II e III são corretas.

Passo 1

O enunciado apresenta três afirmações sobre sistemas inerciais e velocidade da luz:
(I) as leis da física são as mesmas em qualquer referencial inercial,
(II) a velocidade da luz no vácuo é sempre a mesma em qualquer referencial inercial,
(III) eventos simultâneos em um referencial \,S não são necessariamente simultâneos em outro referencial inercial \,S'.
O conteúdo é a Teoria da Relatividade Restrita de Einstein, em que usaremos o primeiro postulado (princípio da relatividade), o segundo postulado (constância de \,c) e o conceito de relatividade da simultaneidade.

Passo 2

A afirmação (I) corresponde ao primeiro postulado de Einstein, o princípio da relatividade, que diz que todas as leis da física têm a mesma forma em qualquer referencial inercial. Logo, (I) está correta.

Passo 3

A afirmação (II) é o segundo postulado de Einstein, que estabelece a invariância da velocidade da luz no vácuo em todos os referenciais inerciais. Portanto, (II) também está correta.

Passo 4

A afirmação (III) descreve a relatividade da simultaneidade: dois eventos simultâneos em um referencial podem não ser simultâneos em outro referencial movendo-se em relação ao primeiro. Isso é uma consequência direta das transformações de Lorentz, então (III) está correta.

Passo 5

Como (I), (II) e (III) são todas corretas, a alternativa certa é a que afirma que todas as três estão corretas.

Resposta

(d)

Exercícios relacionados