Explique o significado de cada um dos seguintes sufixos:
ila.
ila.
Passo 1
O enunciado pede para explicar o significado do sufixo ila. O conteúdo envolvido é a nomenclatura IUPAC de compostos orgânicos, mais especificamente a formação de radicais monovalentes derivados de alcanos. Para resolver, vamos ver o que é um radical orgânico e como o sufixo ila intervém na nomenclatura.
Passo 2
Em química orgânica, um radical é um grupo monovalente obtido ao retirar um átomo de hidrogênio de um alcano saturado. Por exemplo, do metano
retira-se um H para formar o radical
. O sufixo ila é justamente o que transforma o nome do alcano no nome desse radical.
Passo 3
A regra IUPAC para formar o nome do radical é:
– partir do nome do alcano, que termina em “-ano”;
– suprimir “-ano” e acrescentar “-ila”.
Assim,
– partir do nome do alcano, que termina em “-ano”;
– suprimir “-ano” e acrescentar “-ila”.
Assim,
e assim por diante.
Passo 4
Alguns exemplos corriqueiros de radicais nomeados com “-ila” são:
– metila,
– etila,
– propila,
– butila,
– metila,
– etila,
– propila,
– butila,
Passo 5
Em cadeias cíclicas, aplica-se a mesma ideia: o alcano cíclico “-ano” vira “-ila” para o radical. Por exemplo, ciclohexano gera ciclobutila quando se retira um H.
Resposta
O sufixo ila indica um radical monovalente derivado de um alcano saturado, obtido pela retirada de um átomo de hidrogênio e nomeado substituindo “-ano” por “-ila” (ex.: metano
metila, etano
etila, etc.).