Por que o grupo de elementos IA:
geralmente tem nos seus compostos o estado de oxidação +1?

Passo 1

O enunciado pergunta por que os metais do grupo IA costumam apresentar estado de oxidação +1 em seus compostos. O tema envolve configuração eletrônica, conceito de estado de oxidação e energias de ionização.

Passo 2

Os metais do grupo IA têm configuração eletrônica externa do tipo
\text{(camadas internas)}\,ns^1
ou seja, possuem exatamente um elétron na camada de valência.

Passo 3

O estado de oxidação de um elemento corresponde à carga que ele teria ao ceder ou receber elétrons para formar um íon. Um átomo de metal do grupo IA tende a ceder seu único elétron de valência, formando o cátion \mathrm{M}^+, o que lhe confere estado de oxidação +1.

Passo 4

Energeticamente, a primeira energia de ionização ( E_{1}) desses metais é relativamente baixa, facilitando a retirada de um elétron. A segunda energia de ionização ( E_{2}) é muito mais alta, pois implicaria na remoção de um elétron de uma camada interna mais estável. Assim, retirar apenas um elétron é o processo mais favorável.

Passo 5

Ao perder um elétron, o cátion \mathrm{M}^+ adquire configuração eletrônica de gás nobre, que é especialmente estável. Essa estabilidade do íon monovalente reforça a tendência de existir em compostos sempre com carga +1.

Resposta

Os metais do grupo IA têm apenas um elétron na camada de valência, apresentam baixa primeira energia de ionização e formam o cátion \mathrm{M}^+ com configuração de gás nobre, o que explica seu estado de oxidação +1 na maioria dos compostos.