A reação de 1 mol de \mathrm{Cl}_{2} como 1 mol de um alcano é uma reação de substituição em que átomo Cl substitui um átomo H formando uma molécula de HCl . Quais os produtos da reação de 1 mol de \mathrm{Cl}_{2} com 1 mol de:
(b) \mathrm{C}_{2} \mathrm{H}_{6}

Passo 1

O enunciado pede os produtos formados na reação de substituição de hidrogênio por cloro quando se misturam 1 mol de \mathrm{Cl}_{2} com 1 mol de etano \mathrm{C}_{2}\mathrm{H}_{6}. Estamos trabalhando com reações de halogenação radicalar de alcanos.

Passo 2

Em geral, a halogenação radicalar de um alcano \mathrm{R–H} pelo cloro segue a estequiometria
\mathrm{R–H} \;+\;\mathrm{Cl}_{2}\;\longrightarrow\;\mathrm{R–Cl}\;+\;\mathrm{HCl}.
Isso significa que cada mol de \mathrm{Cl}_{2} substitui um átomo de hidrogênio, formando um mol de haleto orgânico e um mol de \mathrm{HCl}.

Passo 3

No caso particular do etano, \mathrm{R–H} é \mathrm{C}_{2}\mathrm{H}_{6} e \mathrm{R–Cl} será o cloroetano \mathrm{C}_{2}\mathrm{H}_{5}\mathrm{Cl}. Substituindo na equação geral, temos
\mathrm{C}_{2}\mathrm{H}_{6}\;+\;\mathrm{Cl}_{2}\;\longrightarrow\;\mathrm{C}_{2}\mathrm{H}_{5}\mathrm{Cl}\;+\;\mathrm{HCl}.

Passo 4

Como as quantidades iniciais são 1 mol de \mathrm{Cl}_{2} e 1 mol de \mathrm{C}_{2}\mathrm{H}_{6}, e a reação está escrita na proporção 1:1, formam-se 1 mol de \mathrm{C}_{2}\mathrm{H}_{5}\mathrm{Cl} e 1 mol de \mathrm{HCl}, consumindo totalmente os reagentes.

Resposta

Os produtos são 1 mol de cloroetano \mathrm{C}_{2}\mathrm{H}_{5}\mathrm{Cl} e 1 mol de ácido clorídrico \mathrm{HCl}.

Exercícios de Livros Relacionados