Para que o retificador tenha um valor de pico igual a 40 V , qual deve ser o a tensão eficaz (valor rms) na entrada retificador?
Passo 1
Beleza, então vamos lá! A questão pede para a gente descobrir qual deve ser a tensão eficaz, também conhecida como valor rms, na entrada de um retificador para que o valor de pico na saída seja de 40 V. Aqui estamos lidando com conceitos de tensão eficaz (rms) e tensão de pico em circuitos de corrente alternada, especialmente em retificadores que convertem AC em DC. Para resolver isso, vamos precisar entender a relação entre a tensão rms e a tensão de pico de uma onda senoidal.
Passo 2
Primeiro, vamos relembrar o que é tensão eficaz (rms). A tensão rms é uma medida que representa o valor efetivo de uma tensão alternada, ou seja, ela tem o mesmo efeito de aquecimento que uma tensão contínua (DC) teria. Para uma onda senoidal pura, a relação entre a tensão de pico (
) e a tensão eficaz (
) é dada pela fórmula:
Essa relação vem do fato de que, para uma senoide, o valor rms é aproximadamente 0,707 vezes o valor de pico.
Passo 3
Agora, queremos encontrar o valor rms (
) que resulta em um valor de pico (
) de 40 V no retificador. Vamos rearranjar a fórmula para calcular
:
Substituindo
por 40 V:
Resposta
A tensão eficaz na entrada do retificador deve ser aproximadamente 28,28 V para obter um valor de pico de 40 V na saída.