Quais são os elementos presentes em todos os aços e ferros fundidos? Por que eles existem sempre? (1 ponto)
Passo 1
O enunciado pergunta duas coisas: (i) quais elementos estão presentes em todos os aços e ferros fundidos; (ii) por que esses elementos existem sempre. Não há outros dados numéricos no enunciado. Vou responder explicando claramente o que define essas famílias de materiais e por que esses elementos aparecem sempre.
Passo 2
Definição curta e prática (o que importa para a prova):
- Aço e ferro fundido são, essencialmente, ligas onde o metal base é o ferro. Ou seja, o material começa sendo
e recebe outros elementos. - A distinção prática entre eles é o teor de carbono: geralmente considera‑se aço para ligas com teor de carbono até cerca de
e ferro fundido para ligas com teor de carbono acima de . (essa é uma convenção ligada ao sistema ferro‑carbono).
Passo 3
Por que o ferro (
) está sempre presente
- É o metal base: por definição “aço” e “ferro fundido” são ligas cuja matriz é o ferro. Então não dá para ter aço sem
— é como dizer “água” sem . - Na prática industrial o minério reduzido, o ferro gusa e o aço reciclado são quase 100% ferro metálico com outros elementos dissolvidos ou em fases secundárias. Logo
é imprescindível.
Passo 4
Por que o carbono (
) está sempre presente
- Aço e ferro fundido são definidos como ligas ferro‑carbono; o carbono é o elemento de liga principal que caracteriza essas famílias.
- O carbono altera fortemente propriedades mecânicas: muda dureza, resistência, ductilidade; afeta a microestrutura (formação de ferrita, perlita,
— cementita — e grafita em ferros fundidos). - Na fabricação do ferro/ aço o carbono aparece inevitavelmente: nas matérias‑primas (coque, carvão, sucata, etc.) e nos processos de redução e refino. Mesmo quando tenta‑se retirar carbono, sempre resta algum teor controlado — por isso o elemento está sempre presente.
Passo 5
Um pouco de teoria básica (para fixar e poder explicar na prova)
- No diagrama de fases ferro‑carbono, pequenas diferenças no teor de
mudam as fases que aparecem à temperatura ambiente (por exemplo, aço eutetóide em torno de produz perlita). Saber isso ajuda a justificar por que o é o que realmente define “aço” vs “ferro fundido”. - A cementita tem fórmula química
e é uma fase dura e frágil que aparece em ligas com carbono; sua presença explica aumentos de dureza com mais .
Passo 6
Observação sobre outros elementos
- Existem outros elementos que aparecem com muita frequência (silício
, manganês , fósforo , enxofre , oxigênio , entre outros), mas eles não estão necessariamente em todos os lotes; muitos são impurezas inevitáveis das matérias‑primas ou adições intencionais para ajustar propriedades. Portanto a única resposta certa para “sempre presentes” são e .
Passo 7
Resposta curta que vale ponto na prova
- Diga: “sempre têm ferro e carbono” e acrescente uma frase justificando: “porque por definição são ligas ferro‑carbono (o ferro é a base metálica e o carbono é o elemento de liga que caracteriza aço vs ferro fundido e aparece inevitavelmente nos processos de fabricação)”.
Resposta
Ferro (
) e Carbono (
).
Porque, por definição, aço e ferro fundido são ligas ferro‑carbono: o é o metal base e o
é o elemento de liga que caracteriza essas famílias (altera microestrutura e propriedades) e aparece inevitavelmente nas matérias‑primas e no processo de fabricação.
Porque, por definição, aço e ferro fundido são ligas ferro‑carbono: o