Qual das seguintes espécies deve ter menor raio iônico: Fe^2+ ou Fe^3+ ? Explique.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O que a gente tem aqui é uma pergunta de química sobre raios iônicos. A questão é: Qual das seguintes espécies deve ter menor raio iônico: Fe^2+ ou Fe^3+? Para resolver isso, vamos precisar entender o que são raios iônicos e como a carga do íon influencia no tamanho das espécies.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é o raio iônico. O raio iônico é basicamente o tamanho de um íon, que é um átomo que ganhou ou perdeu elétrons. Quando um átomo perde elétrons e se torna um cátion (íons positivos), como Fe^2+ ou Fe^3+, o tamanho dele muda.

Passo 3

Agora, vamos pensar na carga do íon. Quando um átomo perde elétrons e a carga positiva aumenta, ou seja, de Fe^2+ para Fe^3+, ele perde mais elétrons. Isso faz com que a atração entre o núcleo e os elétrons restantes aumente, puxando-os mais para perto do núcleo.

Passo 4

Essa maior atração entre o núcleo e os elétrons restantes faz com que o íon fique mais compacto, diminuindo o seu raio iônico. Portanto, quanto maior a carga positiva do íon, menor será o seu raio iônico.

Passo 5

Aplicando isso ao nosso caso: Fe^3+ tem uma carga positiva maior do que Fe^2+, ou seja, perdeu mais elétrons. Isso significa que Fe^3+ vai ter um raio iônico menor que Fe^2+.

Resposta

Fe^3+ deve ter menor raio iônico do que Fe^2+ porque, com uma carga positiva maior, ele atrai os elétrons mais fortemente, reduzindo seu tamanho.

Exercícios relacionados