O que significa dizer ciclo C3 e C4? E CAM?

Passo 1

O enunciado pergunta o que significa chamar de ciclo \mathrm{C_3}, ciclo \mathrm{C_4} e CAM. O conteúdo é vias bioquímicas de fixação de C O_{2} na fotossíntese em plantas, e vamos precisar entender onde e como cada via fixa o C O_{2} e qual molécula inicial é formada.

Passo 2

O ciclo \mathrm{C_3} é a via clássica (via de Calvin–Benson) em que a enzima Rubisco fixa o C O_{2} diretamente a uma molécula de ribulose- 1,5-bisfosfato, gerando dois íons de ácido de três carbonos, o 3-fosfoglicerato. Essa via ocorre em todas as células do mesófilo e não faz etapa inicial de quatro carbonos.

Passo 3

O ciclo \mathrm{C_4} começa na célula do mesófilo, onde a enzima PEP carboxilase fixa o C O_{2} em fosfoenolpiruvato, formando um ácido de quatro carbonos (oxaloacetato), que é convertido em malato ou aspartato. Em seguida esse ácido é transportado para as células da bainha vascular, onde liberta C O_{2} para o ciclo de Calvin clássico, diminuindo a fotorrespiração.

Passo 4

CAM (Crassulacean Acid Metabolism) é uma adaptação em que a fixação inicial do C O_{2} via PEP carboxilase ocorre à noite, formando ácidos orgânicos de quatro carbonos que ficam armazenados nos vacúolos. De dia, com os estômatos fechados, esses ácidos liberam C O_{2} internamente para o ciclo de Calvin, economizando água.

Resposta

ciclo \mathrm{C_3}: via de Calvin em que o C O_{2} é fixado pela Rubisco gerando 3-fosfoglicerato ( 3 carbonos) nas células do mesófilo.
ciclo \mathrm{C_4}: via em que o C O_{2} é inicialmente fixado pela PEP carboxilase em um ácido de quatro carbonos no mesófilo e depois liberado na bainha vascular para o ciclo de Calvin.
CAM: metabolismo com separação temporal, fixando C O_{2} à noite em ácidos de quatro carbonos e liberando-o de dia para o ciclo de Calvin, reduzindo perda de água.

Exercícios relacionados