( ) Se um sistema está isolado de suas vizinhanças e não ocorrem alterações nas suas propriedades observáveis, então o sistema estava em equilíbrio no momento em que foi isolado.
Passo 1
Beleza, vamos lá! Esse exercício fala sobre termometria, especificamente sobre sistemas isolados e equilíbrio termodinâmico. A gente precisa entender o que é um sistema isolado e o que significa estar em equilíbrio para responder se a afirmação é verdadeira ou falsa.
Passo 2
Primeiro, sistema isolado é aquele que não troca nem energia nem matéria com o ambiente ao seu redor. Imagina uma garrafa térmica bem fechada: o que está dentro dela não troca calor ou substâncias com o exterior.
Já o equilíbrio termodinâmico ocorre quando todas as propriedades macroscópicas do sistema, como temperatura, pressão e volume, permanecem constantes ao longo do tempo. Isso significa que não há mais transferências de energia ou matéria acontecendo dentro do sistema.
Passo 3
A afirmação diz que se um sistema está isolado e não tem alterações nas suas propriedades observáveis, então ele estava em equilíbrio no momento em que foi isolado.
Vamos pensar: se o sistema está isolado e nada está mudando, isso sugere que ele está estável. Mas será que isso necessariamente significa que estava em equilíbrio no exato momento em que foi isolado?
Na verdade, é possível que o sistema tenha sido colocado em isolamento durante um processo e que, após isso, parece estável. No entanto, para garantir que estava em equilíbrio exatamente no momento da isolação, precisaríamos de informações adicionais sobre o estado do sistema antes de ser isolado.
Resposta
Falso. O fato de um sistema isolado não apresentar alterações nas propriedades observáveis não garante que ele estava em equilíbrio exatamente no momento da isolação.