Sobre as características das proteínas é correto afirmar.
a) A estrutura quaternária de uma proteína se dá pelo arranjo tridimensional formado pelas ligações de hidrogênio entre os grupos \mathrm{N}-\mathrm{H} e \mathrm{C}=\mathrm{O} próximos.
b) A elevação da temperatura ou alteração do pH do meio não interfere na conformação da proteína.
c) As proteínas são sintetizadas na forma mais estável, ou seja, na forma nativa.
d) A desnaturação proteica ocorre quando há alteração da estrutura quaternária da proteína, modificando assim a sua estrutura espacial, tridimensional.
e) A estrutura da proteína nativa é mais estável termodinamicamente do que a não enovelada

Passo 1

O enunciado pede para identificar a afirmação correta sobre características de proteínas, envolvendo estruturas primária, secundária, terciária e quaternária, além de estabilidade termodinâmica e denaturação.

Passo 2

A alternativa (a) diz que “a estrutura quaternária se dá pelo arranjo tridimensional formado pelas ligações de hidrogênio entre os grupos \mathrm{N}-\mathrm{H} e \mathrm{C}=\mathrm{O} próximos.” Na verdade, as ligações de hidrogênio entre \mathrm{N}-\mathrm{H} e \mathrm{C}=\mathrm{O} definem a estrutura secundária (hélices α e folhas β), não a quaternária. Logo, (a) está incorreta.

Passo 3

A alternativa (b) afirma que “a elevação da temperatura ou alteração do pH do meio não interfere na conformação da proteína.” Isso é falso, pois calor e variações de pH destroem ligações não covalentes (hidrogênio, iônicas, hidrofóbicas), provocando desenovelamento (denaturação).

Passo 4

A alternativa (c) diz que “as proteínas são sintetizadas na forma mais estável, ou seja, na forma nativa.” Mas as proteínas emergem do ribossomo como cadeias polipeptídicas soltas e só depois enovelam-se na conformação nativa. Portanto, (c) está incorreta.

Passo 5

A alternativa (d) afirma que “a desnaturação proteica ocorre quando há alteração da estrutura quaternária, modificando assim a sua estrutura espacial, tridimensional.” A denaturação envolve principalmente ruptura de estruturas secundária e terciária (e também quaternária, quando presente), não apenas da quaternária. Logo, (d) é imprecisa.

Passo 6

A alternativa (e) afirma que “a estrutura da proteína nativa é mais estável termodinamicamente do que a não enovelada.” De fato, em condições fisiológicas a conformação nativa corresponde ao mínimo de energia livre, sendo termodinamicamente mais estável que o estado desordenado.

Resposta

e) A estrutura da proteína nativa é mais estável termodinamicamente do que a não enovelada.

Exercícios relacionados