Sobre demanda, quantidade demandada, oferta e quantidade ofertada, responda as questões a seguir.
Podemos dizer que a quantidade demandada,
, é a quantidade que as pessoas efetivamente compram? Explique.
Podemos dizer que a quantidade demandada,
Passo 1
Enunciado: pergunta se a quantidade demandada,
, é “a quantidade que as pessoas efetivamente compram” e pede explicação.
Informações dadas (implícitas na pergunta): temos o termo quantidade demandada ; existe a ideia comum de “o que as pessoas compram” (quantidade comprada efetivamente); é esperado que expliquemos a diferença entre essas ideias e quando elas coincidem ou diferem.
Informações dadas (implícitas na pergunta): temos o termo quantidade demandada
Passo 2
Definição clara de quantidade demandada: a expressão
representa a quantidade que os consumidores desejam comprar a um dado conjunto de condições. Escrevemos isso como uma função:
onde:
-
é o preço do bem (variável que normalmente muda e provoca movimento ao longo da curva), -
é a renda dos consumidores, -
são preços de bens substitutos/complementares, -
são preferências/expectativas, -
é número de compradores, - “
” são outros determinantes.
Explicação:é portanto uma quantidade desejada/planejada para aquele preço e aquelas condições — é o que os consumidores querem comprar, não automaticamente o que vão comprar na prática.
Passo 3
Diferença entre “quantidade demandada” e “quantidade efetivamente comprada”: a quantidade efetivamente comprada no mercado é a quantidade transacionada, isto é, a quantidade que de fato troca de mãos. Essa quantidade efetiva depende também da oferta
. Em mercado competitivo, o resultado típico é determinado pelo equilíbrio entre oferta e demanda, obtido por:
Se o preço do mercado se ajusta livremente até o equilíbrio, então a quantidade demandada naquele preço de equilíbrio coincide com a quantidade efetivamente comprada (quantidade transacionada). Mas se o preço é impedido de se ajustar, ou se existem restrições (rationamento, estoques, falhas de mercado), então pode haver diferença.
Passo 4
Exemplo numérico simples para fixar a ideia. Suponha funções lineares fáceis de calcular:
Passo a passo para achar equilíbrio: igualamos
Substituindo para obter a quantidade transacionada:
Interpretação: no preço
a quantidade que os consumidores querem comprar (
) é
, a oferta disponível (
) é
, e essa é a quantidade efetivamente comprada.
Passo 5
Mostrando quando
não é a quantidade efetivamente comprada. Ainda com o exemplo, considere um preço administrado pelo governo
(abaixo do equilíbrio). Calculamos:
Aqui os consumidores desejam comprar
unidades, mas os produtores oferecem apenas
. A quantidade efetivamente comprada será a quantidade disponível para venda, geralmente limitada por
(ou por alguma regra de racionamento), isto é, efetivamente compram no máximo
unidades. Logo,
(80) ≠ quantidade efetiva (50). Isso é um exemplo de escassez/penúria causada por preço abaixo do equilíbrio (ceiling). De modo análogo, se
for alto (acima do equilíbrio), pode haver excesso de oferta e a quantidade efetiva será limitada pela demanda.
Passo 6
Efeito de deslocamentos da curva de demanda: se um determinante diferente de
muda (por exemplo, aumento de renda
), a função de demanda muda — isso muda a
a cada preço, deslocando a curva. Por exemplo, se a nova demanda for
repetindo o cálculo com
obtemos novo equilíbrio:
Aqui a quantidade efetivamente comprada mudou porque a demanda real (o desejo) mudou e o preço de equilíbrio ajustou-se. Em suma: mudança no determinante diferente do preço implica mudança na função
(deslocamento), enquanto mudança no preço implica movimento ao longo da curva de demanda.
Passo 7
Resumo conceitual e dica para prova:
- Não — não podemos dizer que
é automaticamente “a quantidade que as pessoas efetivamente compram”. - Interpretação correta:
é a quantidade que os consumidores desejam/planejam comprar a um dado preço e dadas as demais condições. - Quando coincide com a quantidade efetiva: coincide se o mercado permite ajuste pelo preço até o equilíbrio (ou se
for pelo menos igual ao e não houver racionamento). - Quando não coincide: em presença de preço-control (teto), restrições de oferta, racionamento, ou outras fricções, a quantidade efetiva pode ser diferente e geralmente será limitada pela oferta ou por regras de alocação.
Dica prática para prova: quando ver, pense “desejo a esse preço”; quando a questão quer “o que é comprado” ou “quantidade transacionada”, procure a condição de equilíbrio ou verifique se há controle/rationamento.
Resposta
Não;
é a quantidade que os consumidores desejam comprar a um dado preço e dadas certas condições, não necessariamente a quantidade efetivamente comprada. A quantidade efetivamente comprada é a quantidade transacionada (em equilíbrio
), mas se houver restrições (por exemplo preço abaixo do equilíbrio, racionamento ou falta de oferta) a quantidade efetiva pode ser menor que
.