O sulfato de cobre penta-hidratado contém na sua estrutura cinco moléculas de água. Como chamamos essas moléculas de água? Qual o tipo de interação entre o íon
e as moléculas de água?
Passo 1
Beleza! Vamos resolver essa questão juntos. O enunciado fala sobre o sulfato de cobre penta-hidratado, que tem cinco moléculas de água na sua estrutura. Precisamos identificar como chamamos essas moléculas de água e que tipo de interação existe entre o íon
e essas moléculas de água. Para isso, vamos utilizar conhecimentos de química sobre hidratos e tipos de ligações químicas.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que são essas moléculas de água presentes no sulfato de cobre penta-hidratado. Quando um composto químico está associado a moléculas de água, essas moléculas são chamadas de “água de cristalização” ou “água de hidratação”. Elas fazem parte da estrutura cristalina do sal, ajudando a estabilizá-lo.
Passo 3
Agora, vamos ver o tipo de interação que ocorre entre o íon
e as moléculas de água. O cobre possui uma carga positiva de +2, e as moléculas de água são polares, ou seja, têm uma distribuição desigual de cargas elétricas. A parte negativa das moléculas de água (os átomos de oxigênio) atrai os íons positivos, formando interações chamadas de “ligações coordenadas” ou “ligações de coordenação”. Nesse tipo de ligação, o par de elétrons do oxigênio da água é compartilhado com o íon de cobre.
Resposta
As cinco moléculas de água são chamadas de água de cristalização. A interação entre o íon
e as moléculas de água é do tipo ligação coordenada.