A tabela abaixo representa a divisão de cargas em circuitos de uma residência. A sigla TUG refere-se às tomadas de uso geral e a sigla TUE, às tomadas de uso específico (tomadas específicas para alimentação de aparelhos que demandam corrente superior a 10 A ).
Circuito
Tipo / Local
Potência (VA)
Tensão de alimentação (V)
I
Iluminação total da residência e TUG da sala
1.200
127
II
TUG dos quartos e banheiro
900
127
III
TUG da cozinha e do corredor
2.000
127
IV
TUE ar-condicionado
7.500
220
De acordo com a ABNT NBR 5410/2004, os circuitos que estão em conformidade com os critérios de divisão da instalação em circuitos são APENAS
a) 1 e II
b)
e III
c)
e IV
d)
e) III e IV
Circuito | Tipo / Local | Potência (VA) | Tensão de alimentação (V) |
I | Iluminação total da residência e TUG da sala | 1.200 | 127 |
II | TUG dos quartos e banheiro | 900 | 127 |
III | TUG da cozinha e do corredor | 2.000 | 127 |
IV | TUE ar-condicionado | 7.500 | 220 |
a) 1 e II
b)
c)
d)
e) III e IV
Passo 1
O enunciado mostra quatro circuitos de uma instalação residencial e pede, segundo a ABNT NBR
/
, quais deles estão em conformidade com os critérios de divisão de circuitos. Vamos usar os conceitos de circuitos de iluminação, circuitos de tomadas de uso geral (TUG) e circuitos de tomadas de uso específico (TUE).
Passo 2
Segundo a NBR
, cada circuito final deve alimentar apenas um tipo de carga:
- Iluminação: circuito dedicado só para lâmpadas;
- TUG: circuito dedicado a tomadas de uso geral (corrente até
A), protegido normalmente em A e cabo de ; - TUE: circuito dedicado a tomadas de uso específico (aparelhos >
A), cada aparelho deve ter um circuito próprio.
Passo 3
Para áreas de cozinha, lavanderia e serviço, a norma exige pelo menos dois circuitos TUG independentes, cada um só alimentando tomadas dessas áreas e protegidos em
A com cabo de
. Esses circuitos não podem alimentar outros cômodos.
Passo 4
Analisando o Circuito I (iluminação total
TUG da sala):
Ele mistura iluminação com TUG, o que é proibido pela norma (cada circuito só um tipo de carga). Logo, I não está em conformidade.
Ele mistura iluminação com TUG, o que é proibido pela norma (cada circuito só um tipo de carga). Logo, I não está em conformidade.
Passo 5
Analisando o Circuito II (TUG dos quartos e banheiro):
É só TUG, potência em
dá corrente de
, bem abaixo dos
máximos. Pode servir vários cômodos. Logo, II está em conformidade.
É só TUG, potência
Passo 6
Analisando o Circuito III (TUG da cozinha e do corredor):
Embora seja só TUG, só existe um circuito para a cozinha e ainda alimenta o corredor. A norma exige dois circuitos TUG exclusivos para cozinha/serviço, sem alimentar outras áreas. Logo, III não está em conformidade.
Embora seja só TUG, só existe um circuito para a cozinha e ainda alimenta o corredor. A norma exige dois circuitos TUG exclusivos para cozinha/serviço, sem alimentar outras áreas. Logo, III não está em conformidade.
Passo 7
Analisando o Circuito IV (TUE ar-condicionado):
É um circuito dedicado a um aparelho > A (potência
em
), o que requer circuito próprio. Logo, IV está em conformidade.
É um circuito dedicado a um aparelho >
Resposta
Os únicos circuitos em conformidade são II e IV, ou seja, alternativa (d).