Universidade Federal de Ouro Preto
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas
Departamento de Química
3a Avaliação de Química Orgânica Ambiental (QUI-153) - 27/08/2025 - Valor: 40,0 pontos
Quais gases atmosféricos contendo nitrogênio influenciam o pH da precipitação? Assinale todas as alternativas que se aplicam:
(a) \mathrm{NO}_{2}
(b) \mathrm{NH}_{3}
(c) NO
(d) \mathrm{N}_{2} \mathrm{O}
(e) \mathrm{N}_{2}

Passo 1

O enunciado pergunta quais gases atmosféricos contendo nitrogênio influenciam o pH da precipitação. Vamos usar a teoria de que gases que formam ácidos ou bases ao se dissolverem em água de chuva alteram o pH: ácidos reduzem o pH e bases elevam o pH.

Passo 2

Para formar ácidos em água de chuva, um gás deve gerar íons \mathrm{H^+}. O dióxido de nitrogênio \mathrm{NO_2} se dissolve e sofre hidrólise formando ácidos nitroso e nítrico: \mathrm{2\,NO_2 + H_2O \longrightarrow HNO_2 + HNO_3} esses ácidos liberam \mathrm{H^+} e abaixam o pH, portanto \mathrm{NO_2} influencia o pH da precipitação.

Passo 3

Para formar bases em água de chuva, um gás deve gerar íons \mathrm{OH^-}. A amônia \mathrm{NH_3} se dissolve e reage com água formando o cátion amônio e hidróxido: \mathrm{NH_3 + H_2O \longrightarrow NH_4^+ + OH^-} o \mathrm{OH^-} aumenta o pH, logo \mathrm{NH_3} também influencia o pH da precipitação.

Passo 4

O monóxido de nitrogênio NO tem solubilidade muito baixa e não reage diretamente em água de chuva para alterar o pH. Ele precisa primeiro oxidar em \mathrm{NO_2} antes de gerar ácidos, mas por si só não influencia diretamente o pH.

Passo 5

O óxido nitroso \mathrm{N_2O} e o nitrogênio molecular \mathrm{N_2} são quimicamente muito pouco reativos em água de chuva e não formam ácidos nem bases relevantes, logo não alteram o pH da precipitação.

Resposta

(a) e (b)

Exercícios relacionados