Enunciado

156 – Escreva um ensaio que explique o funcionamento de fornos de micro-ondas e o motivo por que cozinham muito mais rápido do que fornos convencionais. Discuta se fornos elétricos convencionais ou de micro-ondas consomem mais energia elétrica para a mesma tarefa.

Passo 1

O forno de micro-ondas funciona com frequência de 2,450 gigahertz, a mesma frequência de ressonância das moléculas de água.  Dessa forma, a radiação excita as moléculas assimétricas, como a da água, óleos e açúcar. Sendo assim, quando o forno é utilizado essas ondas são refletidas várias vezes nas paredes metálicas sobre o alimento, fazendo com que apenas estas moléculas aumentem sua energia interna e, consequentemente, provocam o aumento de temperatura.

As micro-ondas têm alta capacidade de penetração na comida, o que possibilita o cozimento por dentro e não a partir da superfície, como ocorre nos fornos convencionais. No entanto, elas não fazem vibrar as moléculas de vidro ou plástico que, em sua maioria, são formados por moléculas de estrutura extremamente simétrica. Por isso o aquecimento destes materiais é bem pequeno no forno. Mas quando eles estão com algum alimento, o que acontece é que o contato da comida direto com o prato acaba causando tal aquecimento.

Passo 2

Um artigo publicado pela Unicamp, “Fogo versus Micro-ondas”, publicado em junho de 1995, comparou o preço de aquecimento de água.

No forno micro-ondas é mais de duas vezes maior que no forno convencional. Pelos cálculos apresentados no artigo, seria gasto um real para aquecer no forno e dois reais no micro-ondas.

Resposta

As micro-ondas têm alta capacidade de penetração na comida, o que possibilita o cozimento por dentro e não a partir da superfície, como ocorre nos fornos convencionais.

O micro-ondas gasta mais.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

129 – Qual equação abaixo é utilizada para determinar o fluxo de calor por emitido por radiação térmica a partir de uma superfície? - k A d T d x - k g r a dT h T 2 - T 1 ε σ T 4 Nenhuma das alternati
135 – Bolas de aço a 140℃ ℃ com calor específico de 0,50 k J k g ⋅ ℃ ℃ são mergulhadas em banho de óleo a uma temperatura média de 85℃ ℃ à base de 35 bolas por minuto. Se a massa média de bolas de aço
Um bloco de ferro cúbico e quente de 16c m × 16c m × 16c m é resfriado a uma taxa média de 80W . O fluxo de calor é: 195W / m 2 521W / m 2 3.125W / m 2 7.100W / m 2 19.500W / m 2
122 – A taxa de perda de calor por meio da unidade de superfície de uma janela por unidade de diferença de temperatura entre as partes interna e externa é chamada de fator U . O valor do fator U oscil
131 – Um aquecedor de resistência elétrica de 2k W é mantido ligado em uma sala por 50m i n u t o s . A quantidade de energia transferida para a sala pelo aquecedor é 2k J 100k J 6.000k J 7.200k J 12.