Enunciado

75 – Em escoamentos através de bancos de tubos, como o coeficiente de transferência de calor varia de acordo com o número da fileira na direção do escoamento? Como varia na direção transversal para determinada fileira?

Passo 1

Quando os tubos estão muito próximos um do outro, a natureza do fluxo ao redor do tubo na primeira linha se assemelha ao fluxo sobre um único tubo, da mesma forma que em cilindros e esferas. Portanto, cada tubo em um banco de tubos que consiste em uma única linha transversal pode ser tratado como um único tubo em fluxo cruzado. A natureza do fluxo ao redor de um tubo nas segundas filas e subsequentes é muito diferente, no entanto, devido às vigílias formadas e à turbulência causada pelos tubos a montante. O nível de turbulência e, portanto, o coeficiente de transferência de calor aumenta com o número da linha devido aos efeitos combinados das linhas a montante. Mas não há mudança significativa no nível de turbulência após as primeiras linhas e, portanto, o coeficiente de transferência de calor permanece constante.

Também coeficiente médio de transferência de calor para todo o banco de tubos, que depende do número de linhas de tubos ao longo do fluxo, bem como da disposição e tamanho dos tubos.

E não há mudança na transferência de calor na direção transversal.

Resposta

O nível de turbulência, e, portanto, o coeficiente de transferência de calor, aumenta com o número de linhas devido aos efeitos combinados das linhas a montante na turbulência causada e as vigílias se formam. Mas não há mudança significativa no nível de turbulência após as primeiras linhas e, portanto, o coeficiente de transferência de calor permanece constante. Não há mudança na direção transversal.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Repita o problema 7-35 considerando que o dissipador foi pintado de preto e , portanto, tenha emissivdade efetiva de 0,9. Note que nos cálculos de radiação, está sendo utilizada a superfície da base (
92 - Uma placa de circuito com 0,5c m de espessura, 12c m de altura e 18c m de comprimento abriga 80 chips lógicos espaçados de um lado, cada um dissipando 0,06W . A placa é impregnada com recheios de
102 - Quatro transistores de potência, cada um com 10W de dissipação, são montados em uma fina placa vertical de alumínio k=237 W m ⋅ K com 22c m×22c m de tamanho.O calor gerado pelos transistores dev
76 -Em escoamentos através de bancos de tubos, por que o número de Reynolds é baseado na velocidade máxima em vez de na velocidade uniforme de aproximação?