Enunciado

Qual é o aspecto característico do escoamento de Rayleigh? Quais são as principais hipóteses associadas ao escoamento de Rayleigh?

Passo 1

E aí, galerinha! Vamos partir para um exercício que faz a gente pensar sobre o escoamento de Rayleigh?

Em resumo, a questão pede para a gente explicar dois tópicos diferentes. Primeiro, ela quer que a gente explique a característica mais marcante do escoamento de Rayleigh. Depois, o problema quer saber quais simplificações nós geralmente precisamos usar para realizar o estudo desse escoamento.

Em outras palavras, nessa segunda parte vamos tentar responder se vamos desprezar o atrito nesse escoamento, se vamos supor que o escoamento está em regime permanente, etc.

Para entender melhor o que é um escoamento de Rayleigh e quais simplificações precisamos usar, vamos ter que nos lembrar o tipo de problema classificamos como escoamento de Rayleigh!

Passo 2

Nesse passo vamos responder o primeiro tópico que a questão quer saber: qual a maior característica que do escoamento de Rayleigh. Para entender isso, precisamos saber que tipo de problema nós resolvemos, quando fazemos contas supondo que o problema se trata de um escoamento de Rayleigh.

Existe um monte de problemas complexos na engenharia que envolvem o escoamento de um gás ideal através de um duto com troca de calor. Esse é o caso do escoamento do fluido do ar condicionado. Ele escoa através de tubos e absorve calor o calor do nosso quarto, por exemplo. Esse também é o caso de uma câmara de combustão que queima o escoamento de combustível e libera calor.

Esses são exemplos de escoamentos compressíveis com troca de calor através de um duto. Essa troca de calor faz os escoamentos ficarem muito complexos e difíceis de serem analisados. Logo, várias simplificações são feitas para compensar essa dificuldade introduzida pela troca de calor. Esse escoamento mais simples que somos capazes de estudar é chamado de escoamento de Rayleigh.

E s c o a m e n t o   c o m p r e s s í v e l c o m   t r o c a   d e   c a l o r + S i m p l i f i c a ç õ e s = E s c o a m e n t o   d e   R a y l e i g h

A necessidade dessas simplificações é causada pela troca de calor através do tubo. Logo, a maior característica do escoamento de Rayleigh é a troca de calor.

Passo 3

Como foi dito antes, precisamos fazer simplificações para compensar a dificuldade introduzida pela troca de calor do escoamento. Nesse passo, essas simplificações serão listadas.

Algumas simplificações são: considerar que o escoamento é unidimensional (a velocidade u do fluido só varia em uma direção), permanente (o escoamento não muda com o tempo) e que o fluido é um gás ideal.

Na figura acima nós vemos ainda que além do gás ser ideal, seu calor específico c p é considerado constante através de todo o tubo c p 1 = c p 2 . Além disso, supomos que o atrito F a t entre o tubo e o gás é desprezível F a t ≅ 0 . Para finalizar, o escoamento de Rayleigh é focado em dutos com área transversal A constante A 2 = A 1 .

Resposta

O aspecto característico do escoamento de Rayleigh é a troca de calor. As principais hipóteses (simplificações) associadas ao escoamento de Rayleigh são: escoamento unidimensional, permanente, sem atrito, de um gás ideal com calor específico constante através de um tubo com seção transversal de área constante.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Ar comprimido do compressor de uma turbina de gás entra na câmara de compressão a T 1 = 550K , P 1 = 600k P a e M a 1=0,2 a uma taxa de 0,3k g / s . Por meio da combustão, o calor é transferido para o
Ar entra em um choque normal a 22,6 kPa, 217 K e 680 m/s. Calcule a pressão de estagnação e o número de Mach a montante do choque, bem como a pressão, temperatura, velocidade,número de Mach e pressão
Em um diagrama T-s do escoamento de Fanno, o que representam os pontos na linha de Fanno?
Qual é o efeito do atrito sobre a entropia do fluido durante o escoamento de Fanno?
Considere o escoamento subsônico de Fanno do ar com número de entrada de Mach 0,70. Se o número de Mach aumentar para 0,90 na saída do duto como resultado do atrito, a (a) temperatura de estagnação T