Enunciado

A bolha de ar do Problema 3.10 se expande conforme sobe na água. Determine o tempo decorrido para que a bolha atinja a superfície. Repita o procedimento para bolhas com diâmetro de 5   m m e de 15   m m . Calcule e trace um gráfico da profundidade das bolhas em função do tempo decorrido.

Passo 1

Fala aí galera, bora pra mais um problema de Mecânica dos Fluidos. Para acharmos a posição, temos que integrar a velocidade no tempo:

d x = V   d t

Onde:

V = 4 g d 0 3 C D   p a t m + ρ g h p a t m + ρ g h - x

Os resultados (gerados no Excel) para cada diâmetro de bolha são mostrados abaixo. Os diâmetros são, respectivamente, d 0 = 7,62 m m ,   d 0 = 5 m m   e d 0 = 15 m m :

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O que é arrasto induzido nas asas? Pode o arrasto induzido ser minimizado usando-se asas longas e estreitas ou asas curtas e largas?
Por que são usados os flaps nos bordos de ataque e de fuga das asas de grandes aviões durante a decolagem e o pouso? Um avião pode decolar ou pousar sem eles?
Como os flaps afetam a sustentação e o arrasto das asas?
O ar está escoando por um aerofólio simétrico com um ângulo de ataque de 5°. (a) A sustentação e (b) o arrasto, que agem sobre o aerofólio, serão iguais a zero ou não?
O que é estol? O que faz um aerofólio entrar em estol? Por que os aviões comerciais não podem voar em condições próximas de estol?