Enunciado

Descreva a distribuição de pressões sobre o exterior de um edifício de lojas sujeito a um vento em regime permanente. Identifique os locais de pressões máxima e mínima sobre o lado externo do prédio. Discuta o efeito dessas pressões sobre a infiltração de ar externo para o interior do prédio.

Passo 1

Bom, um edifício desses pode ser aproximado como se fosse um corpo rombudo, parecido com a cabana e bolha que estão descritos uns exercícios atrás, dessa forma, sabemos que a velocidade do vento no topo do edifício será maior do que a velocidade nas partes mais próximas ao solo.

Passo 2

Esse bloqueio da corrente de ar causado pelo edifício cria regiões de estagnação. E quanto maior a velocidade do ar em um ponto, maior a pressão de estagnação, que é dada por:

p = ρ v 2 2

Dessa forma, como a velocidade da corrente se torna maior para maiores alturas do edifício, então teremos os picos de pressão ocorrendo próximo dos pontos mais altos do edfício, no lado em que o vento está batendo. E, consequentemente, os pontos mais baixos de pressão serão aqueles mais próximos ao chão, onde teremos as menores velocidades da corrente de ar.

Passo 3

Então, a pressão estática no interior do edifício será uma média das pressões exercidas na superfície externa dele. Como não é possível impedir que o ar entre no edifício (isolando-o completamente) então teremos ar entrando no edifício nos locais onde a pressão na superfície externa é maior do que a pressão interna, e ar saindo do edifício nos locais onde a pressão na superfície externa é menor do que a pressão interna. Dessa forma, teremos ar saindo do edifício nos andares mais altos e saindo dele nos andares mais baixos.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma turbina a vapor consome 4500 kg/h de vapor e recebe dele 736 kW. As velocidades de entrada e saída do vapor são, respectivamente, 60 m/s e 275 m/s, e as entalpias, 2760 kJ/kg e 2090 kJ/kg. Calcula
A figura mostra uma máquina hidráulica por onde escoa água, isotermicamente. Desprezando as diferenças de cotas, determinar o tipo de máquina e o seu rendimento. Dados: A 1 = 0,5m 2 ; A 2 = 0,2m 2 ; A
No convergente da figura escoa ar considerado gás perfeito. Sendo A 1 = 0,1m 2 ; A 2 = 0,05m 2 ; p 1 = 0,2M P aa b s ; p 2 = 0,1M P aa b seρ 1 = 1k g / m 3 , determinar o calor trocado entre (1) e (2)
No sistema da figura, a bomba deve fornecer 10 L/s ao reservatório superior e a turbina deve ter uma potência no eixo de 3 kW com um rendimento de 80%. Qual é a carga manométrica da bomba e a da turbi
Na instalação da figura, todas as tubulações são de diâmetro muito grande em face da vazão, o que torna desprezível a carga cinética. Determinar:a) o tipo de máquina e a sua carga manométrica;b) a vaz