Enunciado

Escreva uma dissertação sobre vários dispositivos de medição de massa e volume usados pelo homem ao longo dos tempos. Além disso, expique o desenvolvimento das unidades de massa e volume modernas.

Passo 1

A necessidade de pesar e medir vem desda pré-história, para facilitar práticas como escambo, que consistia na troca de mercadorias. Para isso era necessário estabelecer alguns padrões de comparação, porém a primeira balança que se tem registro só foi criada no Egito antigo em 5000 a.C. Ela nasceu da necessidade que os egípsios tinham de pesar ouro.

A balança era bem simples, continha um travessão único com um eixo central, tendo em cada extremidade um prato. Em um deles, era depositada uma peça com massa padrão, no outro era colocado o objeto que se desejasse pesar. Nesse momento ainda não tinha unidade de medida, sabia-se que a massa do objeto era igual a massa padrão quando a balança ficava equilibrada.

Apesar do primeiro objetivo da balança egípsia ser pesar ouro, logo depois ela passou a ser utilizada também nas trocas comerciais.

Tempos depois foi criada a balança romana, que era constituida por dois braços de pesagem com comprimentos desiguais e o objeto que se pretendia pesar era sempre colocado no braço mais curto. A balança estava pendurada num gancho existente num ponto fixo e no braço mais longo deslizava um peso (ou pilão) que se fazia correr em ambas as direções até se encontrar o ponto de equilíbrio. Nesse braço mais longo existiam marcações que indicavam o peso do objeto.

Hoje existem diversos tipos de balanças e a evolução chegou às complexas micro-balanças, normalmente usadas em laboratórios científicos. Estas balanças funcionam utilizando eletromagnetismo e fibras de quartzo. Mas ainda em mercados e mercearias podemos facilmente encontrar uma versão muito parecida com a balança romana original.

Como a balança demorou muito tempo para ser amplamente utilizada, já que tinha um elevado custo, uma solução para comercialização de alguns alimentos era a sua medida em volume. Para comercializar líquidos, como vinho e leite, era utilizadas vasilhas e jarros que também funcionavam como unidade de medida. Os romanos utilizavam a ânfora, uma espécie de jarro, para medir volume também.

Mas não é só líquidos que eram medidos em volume. Arroz, milho, feijão, café são exemplos de alimentos que eram comercializados, inclusive saca é uma unidade de medida muito utilizada até hoje, por exemplo, uma saca de café equivale a 60   k g de café. As unidades de medida variavam com o instrumento de referência para medir o volume.

As unidades de medida evoluiram muito com a criação de um padrão internacional, o Sistema Internacional de medidas, em 1960 . Até hoje temos uma ampla variação de unidades, temos o Sistema Inglês que é muito utilizado em vários lugares do mundo, inclusive nos Estados Unidos. No passado muitas das unidadades variavam de lugar para lugar coisa que hoje em dia dificultaria muito a comercialização entre diferentes países e também a troca de conhecimento científico, de forma que a criação do sistema internacional de medidas é essencial no mundo moderno.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A água ferve em temperaturas mais altas sob pressões maiores? Explique.
O que é pressão de vapor? Como está relacionada à pressão de saturação?
O que é cavitação? O que causa?
Num sistema de tubulações, a temperatura da água permanece abaixo de 40 0 C . Determine a pressão mínima permissível no sistema para evitar cavitação.
Qual é a diferença entre as formas de energia macroscópica e microscópica?