Enunciado

A máxima vazão mássica teórica (kg/s) através de um bocal supersônico é:

m m a x = 2,38 A t p 0 T 0

Em que A t (m²) é a área da garganta do bocal, p 0 (Pa) é a pressão de estagnação e T 0 (K) é a temperatura de estagnação. Esta equação é dimensionalmente correta? Se não, encontre as unidades do termo 2,38.

Passo 1

Fala aí galera, vamos para mais um problema de mecânica dos fluidos. Para acharmos as dimensões do 2,8, temos que fazer a seguinte conta:

2,38 = m m á x T 0 A t p 0

Agora, basta substituir as unidades dos dados e achar a unidade da constante:

[ 2,38 ] = s l u g s × R 1 2 × 1 f t 2 × 1 p s i = s l u g s × R 1 2 × 1 f t 2 × i n 2 l b f × l b f   s 2 s l u g f t = R 1 2 i n 2 s f t 3

Logo, a unidade está errada.

Resposta

A unidade está errada. O correto seria R 1 2 i n 2 s f t 3 .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Num sistema de tubulações, a temperatura da água permanece abaixo de 40 0 C . Determine a pressão mínima permissível no sistema para evitar cavitação.
Qual é a diferença entre as formas de energia macroscópica e microscópica?
A análise de uma hélice que opera em água a 20 ºC mostra que a pressão nas extremidades da hélice cai para 2 kPa em velocidades altas. Determine se há perigo de cavitação para a hélice.
Se a pressão de uma substância for aumentada durante o processo de fervura, a temperatura também aumenta ou permanece constante? Porquê?
Uma bomba é usada para transportar água para um reservatório mais alto. Se a temperatura da água for de 25 ºC, determine a pressão mais baixa que pode ocorrer na bomba sem cavitação.