Enunciado

(a)Mostre que ψ = A s e n   k x é uma solução para a equação - h / 2 π 2 2 m d 2 Ψ ( x ) d x 2 = E Ψ ( x ) se k = 2 π 2 m E / h . (b) Explique por essa é uma função de onda aceitável para uma partícula em uma caixa com paredes rígidas em x = 0 e x = L apenas se k for um número inteiro múltiplo de π / L .

Passo 1

letra a)

Se isolarmos o termo com a derivada na equação:

- h / 2 π 2 2 m d 2 Ψ ( x ) d x 2 = E Ψ ( x )

Teremos:

d 2 Ψ ( x ) d x 2 = - 2 m h / 2 π 2 E Ψ ( x )

Se considerarmos k = 2 π 2 m E / h , teremos:

d 2 Ψ ( x ) d x 2 = - k 2 Ψ ( x )

E essa equação é equação do oscilador harmônico.

Logo,

ψ = A s e n   k x

é solução do oscilador.

Passo 2

Podemos comprovar isso substituindo a função de onda dada na equação.

d 2 d x 2 A   s e n   k x = - k 2 A s e n   k x

d d x d d x A   s e n   k x = - k 2 A s e n   k x

d d x - A k   c o s   k x = - k 2 A   s e n   k x

- A k 2 s e n   k x = - k 2 A   s e n   k x

Passo 3

letra b)

A função de onda de uma partícula em uma caixa é nula nos extremos da caixa ( em x   =   0 e x   =   L ). A função de onda dada no enunciado deve zerar nas extremidades; a função fornecida zera em x   =   0 para qualquer k . Contudo, para zerar em x   =   L ,   k L   =   n π para o número inteiro n .

Resposta

letra b)A função zera nas extremidades.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a energia do estado fundamental ( a ) de um eletrón e ( b ) de um próton confinado em um poço de potencial infinito unidimensional com 200p m de largura.
A energia do estado fundamental de um elétron confinado em um poço de potencial infinito unidimensional é 2,6e V . Qual será a energia do estado fundamental se a largura do poço for multiplicado por d
Um elétron no estado fundamental de um poço de potencial infinito unidimensional de largura L tem uma energia E 1 . Quando a largura do poço muda para L ' , a energia do elétron diminui para E 1 ' = 0
Qual deve ser a largura de um poço de potencial infinito unidimensional para que um elétron no estado n = 3 tenha energia de 4,7e V ?
Um elétron, confinado em um poço de potencial infinito unidimensional com 250p m de largura, se encontra no estado fundamental. Qual é a energia necessária para transferi-lo para o estado n = 4 ?