Enunciado

No balonismo, enche-se um balão grande com ar aquecido por um combustor de gás situado em sua parte inferior. Por que o ar deve ser aquecido? Como o balonista controla a ascensão e a descida do balão?

Passo 1

Faaaaala galera, beleza? bora iniciar mais uma questão com a gente!

Para essa questão temos a seguinte:

De acordo com o princípio de Arquimedes, qualquer fluido (líquido ou gás) exerce uma força de empuxo sobre um objeto igual ao peso do fluido deslocado pelo objeto. O ar não é diferente de qualquer outro fluido; ele exerce uma força de empuxo sobre os objetos, assim como os líquidos, no entanto, a força de empuxo devido ao ar é frequentemente desprezível em relação ao peso gravitacional do objeto. A força de empuxo devido ao ar torna-se significativa quando a densidade do objeto é relativamente pequena.

Um balão de ar quente tem um queimador para aquecer o ar dentro do balão e uma abertura na parte inferior. Quando o balão é aquecido, o ar interno torna-se menos denso em média do que o ar circundante e o balão sobe porque a força de empuxo excede o peso gravitacional do balão.

O balonista controla a subida e descida do balão de duas maneiras; se ele quiser abaixar o balão, pode parar de disparar o queimador, o que faz com que o ar quente dentro do balão esfrie, diminuindo assim a força de empuxo, ou o balonista abre uma pequena abertura no topo do envelope do balão por meio de uma linha de controle, isso libera um pouco do ar quente, diminuindo também a força de empuxo.

Tudo certinho? Te vejo na próximaaaaa!

Resposta

v e r   p a s s o   a   p a s s o

Exercícios de Livros Relacionados

Comparando os exemplos 14.1 (Seção 14.1) e 14.2 (Seção 14.2), parece que um peso de 700 N de ar exerce uma força para baixo igual a 2,0 × 10 6N sobre o piso. Como isso é possível?
Suponha que a porta de uma sala esteja ajustada ao batente sem atrito, impedindo a passagem do ar. Se a pressão de um lado da porta for igual a uma atmosfera-padrão e a pressão do outro lado for 1 % m
A uma certa profundidade em um líquido incompressível, a pressão absoluta é P . A uma profundidade duas vezes maior, a pressão absoluta será igual, maior ou menor que 2 P ? Justifique sua resposta.
Quando uma corrente de água sai suavemente de uma torneira, sua largura diminui à medida que a água cai. Explique por que isso acontece.
(a) Calcule a diferença na pressão sanguínea entre os pés e o topo da cabeça de uma pessoa de 1,65 m de altura. (b) Considere um segmento cilíndrico de um vaso sanguíneo de 2,0 cm de comprimento e 1,5