Enunciado

Cite um exemplo de algo que está acelerado enquanto se move com rapidez constante. Você poderia também dar um exemplo de algo que acelera enquanto está se movendo com velocidade constante? Explique.

Passo 1

Opaaa tudo bem?

Espero que você já esteja se acostumando com os conceitos de rapidez, aceleração, velocidade... No começo pode ser um pouco confuso, mas continua fazendo exercícios que vai ficar mais fácil beleza?

Passo 2

Um exemplo de objeto que está acelerado enquanto se move com rapidez constate é: um objeto se movendo em um caminho circular pode ter uma rapidez constante durante seu movimento, mas ele muda de direção em todas as posições do seu caminho. Portanto, a velocidade do objeto também muda de uma posição para outra.

Em outras palavras, o objeto está tendo uma velocidade variável, apesar de ter uma rapidez constante. Assim, o objeto também sofrerá aceleração, uma vez que a aceleração envolve a taxa de variação da velocidade com o tempo.

Passo 3

A aceleração de um objeto é definida como a taxa de variação da velocidade do objeto. Se o objeto estiver com velocidade constante, não haverá aceleração (já que a derivada de uma constante é igual à zero). Ele continuará seu movimento de velocidade constante até que seja acionado por uma força.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro