Enunciado

Considere que os eixos x , y e z de um sistema de coordenadas 3D sejam pintados com cores diferentes. Uma fotografia é tomada no sistema de coordenadas e outra é tomada de sua imagem em um espelho plano. É possível dizer que uma das fotografias é a da imagem do espelho? Ou ambas as fotografias seriam do sistema real de coordenadas visto de ângulos diferentes?

Passo 1

Faaaaaaaala meu caro, tudo certinho?

Esse exercício é bem teórico, então vamos lá.

O eixo ótico dos nossos olhos é basicamente uma reta que passa pelo centro em um ângulo de 90 graus, o eixo visual passa por esse mesmo centro, mas em ângulo diferente.

Uma imagem de uma cena qualquer pode ser vista de diferentes percepções, dependendo na natureza dos raios incidentes e etc o nosso cérebro pode interpretar de forma diferente, nos dando várias sensações do que nós “percebemos”.

Então, nossas imagem ta no centro de um sistema de coordenadas e a imagem ta espelhada para cada lado do espelho, então de certa forma a lateralidade dela será oposta. Se o sistema de coordenadas for para destros, a imagem espelhada será para canhotos e etc.

Resposta

Imagem espelhadas com lateralidade oposta.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Pode uma imagem virtual ser fotografada? Se pode, dê um exemplo. Se não, explique por quê.